Metalúrgicos protestam na BR-324 após Toshiba fechar as portas, na Bahia

Surpreendidos com o anúncio do fechamento da Semp Toshiba em Salvador, os trabalhadores da unidade fecharam a BR-324 no início da manhã desta segunda-feira (2). O protesto chamou atenção para as quase 300 demissões por causa do encerramento das atividades da empresa e terminou por volta das 9h. Boa parte dos funcionários está afastada com lesões e acidentes de trabalho.

O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia denuncia que não houve comunicação prévia da Toshiba, para pelo menos tentar diminuir os impactos da demissão em massa e proteger os direitos dos trabalhadores. Na sexta-feira (29), a empresa enviou ao Sindicato, já no final da tarde, um aviso sobre o fim das atividades na Bahia, informando que os trabalhadores nem precisariam mais aparecer na segunda. A Toshiba alegou que fechou as portas por causa “da elevação dos juros e do valor do dólar frente à moeda brasileira”. 

A Toshiba produz produtos eletrônicos, como celular e computadores, e estava em funcionamento na capital baiana há 15 anos. O Sindicato já acionou o Ministério Público. Uma audiência foi marcada para esta semana. “Não podemos admitir que uma empresa se instale na região, conte durante o tempo todo com os incentivos fiscais, e depois, sem nenhuma cerimônia, encerre as atividades, deixando dezenas de pais e mães de famílias desempregados. Isso é um absurdo. Onde fica a responsabilidade social da empresa?”, questiona Adson Batista, presidente do Sindicato.

bahia-metalurgicos-greve-manifestacao

 Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.