Metalúrgicos de Minas Gerais aprovam proposta de Convenção Coletiva 2020/2021

Os trabalhadores metalúrgicos da base da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) de Minas Gerais aprovaram, com 96% de votos favoráveis, a proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2021 da categoria. A assembleia unificada entre os sindicatos das regiões de Araguari, Betim, Lavras, Sabará e Três Marias ocorreu nesta terça-feira (9) em formato virtual.

Marcelino da Rocha, presidente da entidade, considera que a proposta da Convenção é muito positiva. “É uma conquista não só econômica, mas também de manutenção de vários direitos que paulatinamente vêm sendo retirados pela legislação do atual governo e do atual parlamento brasileiro”, explica, afirmando que foram mantidas todas as cláusulas da CCT.

Os principais pontos aprovados pela categoria são o reajuste salarial de 10,78%, a ser pago em duas parcelas – a primeira este ano e a segunda em janeiro de 2022 –, e o pagamento de abono pelas empresas que não tem programa de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O abono será de R$ 230 para empresas com até dez funcionários e R$ 450 para as com maior número de empregados, a ser pago em fevereiro de 2022. 

Também foram aprovados o adicional noturno de 30% – contra 20% especificado na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – e o pagamento de ⅓ de retorno de férias além do já previsto na CLT, além das outras quase cem cláusulas da Convenção. A manutenção do emprego por 30 dias a partir da assinatura da Convenção está garantida.

A proposta passa a valer a partir da assinatura da CCT com a Fiemg, ainda sem data marcada. A data base da categoria é 1º de outubro. 

*Por Andressa Schpallir