Metalúrgicos de Jaguariúna conquistam 8% de aumento na Campanha Salarial 2012

A Campanha Salarial 2012 dos trabalhadores metalúrgicos da região está em fase final, já com a assinatura de vários acordos que renovam a Convenção Coletiva da categoria por mais um ano. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), que representa cerca de 10 mil trabalhadores nas empresas da região, as negociações evoluíram nas últimas semanas e já foram fechados acordos com os grupos de empresas Sindipeças (autopeças), Sindimaq (máquinas e eletroeletrônicos) e Grupo 10 (equipamentos médicos), que juntos abrangem uma grande parte da base metalúrgica de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, cuja data-base é 1º de novembro.

Nos três grupos em que foram firmadas as Convenções até o momento, o reajuste salarial foi de 8% e os abonos chegam a 24%. Os acordos garantem a reposição das perdas causadas pela inflação dos últimos 12 meses, mais aumento real, ampliando o poder de compra do salário do trabalhador.

Vale ressaltar que a Convenção Coletiva que rege as relações de trabalho na categoria metalúrgica não assegura somente o reajuste salarial. Ela é constituída, em média, por 80 cláusulas sociais e econômicas que ampliam o poder aquisitivo e preservam o trabalhador em itens importantes como as garantias de emprego ao trabalhador acidentado e a licença-maternidade para a mulher trabalhadora.

O presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú, esteve em todas as negociações com os grupos patronais. Jaguariúna, inclusive, foi sede de uma das reuniões, no mês passado. Junto com os sindicatos dos metalúrgicos de Itatiba e Birigui, o SindMetal negocia pela primeira vez diretamente com os sindicatos patronais da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), visando uma negociação mais próxima da realidade do trabalhador da região e que amplie os ganhos dos metalúrgicos da base.

“Estamos conseguindo avançar mais uma vez nos ganhos da categoria metalúrgica, garantindo mais renda e direitos na Convenção. Claro que lutamos sempre para conseguir mais, mas se compararmos com outras negociações, como a dos metalúrgicos do ABC, que fizeram várias greves para chegar aos mesmos 8%, nossa campanha foi vitoriosa. Felizmente os patrões reconhecem nossa força e não quiseram pagar pra ver o poder da nossa união. Os acordos selam mais um ano de conquistas para todos nós”, afirma Buiú.

Restam ainda fechar os acordos nos grupos XIX-III (Sicetel) e Sindifupi, o que pode ocorrer nos próximos dias. “Pelo tamanho e importância de nossa categoria, a Campanha Salarial dos metalúrgicos tem impacto direto na economia de toda a região, com a injeção de milhares de reais no comércio e nos gastos com serviços em geral”, ressalta o diretor do SindMetal, Laercio Teodoro.

Fonte: Sindmetal Jaguariúna