Metalúrgicos de Caxias (RS) decidem que é hora de aumentar a pressão

“Os metalúrgicos, unidos e mobilizados, têm condições de aumentar ainda mais a pressão e assim garantir mais avanços e um acordo mais justo nesta campanha salarial. A nossa mobilização se intensificou nas fábricas e os patrões sentiram a pressão nesses últimos dias. Assim, já conseguimos garantir avanços importantes, mas podemos avançar mais. Merecemos mais.” A declaração do presidente em exercício do sindicato, Leandro Velho, foi aplaudida pelos trabalhadores da Suspensys durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (09).

Durante a paralisação, de cerca de 40 minutos, a diretoria do sindicato conversou com os trabalhadores sobre a campanha e a importância da mobilização e união da categoria. Além disso, convocou os trabalhadores para estarem mobilizados na próxima quinta-feira (11) para o Dia de Lutas, Manifestações e Greve Nacional e também para a assembleia da categoria de sábado (13) para discutir os rumos da campanha salarial deste ano.

O presidente licenciado do sindicato, deputado federal Assis Melo, salientou que é no dissídio a hora de reivindicar e debater. “O povo foi às ruas, nós também precisamos lutar, de cabeça erguida. É possível e necessário avançar. Sem luta não tem conquistas. A categoria merece muito mais”. Assis destacou ainda que nunca o governo concedeu tantos incentivos para as empresas. “As empresas ganham incentivos e mais incentivos. Na hora de negociar os empresários querem dar 2,55% de aumento real para os trabalhadores e depois descontar 5% de transporte, descontar alimentação, ‘benefícios’ que serão repassados para o imposto de renda dos patrões. Os patrões nunca saem perdendo. Nossa luta é justa”, enfatizou.

A segunda etapa da jornada de lutas da categoria metalúrgica iniciou na segunda-feira, 08 com assembleia na Marcopolo – Ana Rech. As paralisações devem seguir durante a semana. Na quinta, 11, a categoria participa do dia de grande manifestação popular com greves e paralisações no Brasil, organizado pelos trabalhadores, centrais sindicais e pelos movimentos sociais. Em Caxias, o Sindicato dos Metalúrgicos está convidando a categoria para todos irem às ruas demonstrar que a classe trabalhadora, a sociedade e os metalúrgicos estão unidos pelos seus direitos. No sábado (13), acontece assembleia geral para debater e definer os rumos da campanha.

Após dezenas de assembleias com paralisações nas portas de fábricas realizadas nas duas últimas semanas, dentro da primeira fase da jornada de lutas dos metalúrgicos de Caxias, a classe patronal se dobrou e – nas negociações ocorridas em 05 de julho, melhorou o índice, que chegou a 9,5% de reajuste nos salários. Os trabalhadores estão pedindo 14%.

Nas cláusulas sociais também houve avanços, porém ainda tímidos: a diminuição no desconto no transporte, de 5% do salário contratual para 4,5% (a proposta do sindicato é que o transporte seja gratuito); auxílio-creche passaria de 3 anos para 3 anos e 9 meses (a proposta dos metalúrgicos é que seja um direito da criança até os 5 anos) e os pisos da categoria teriam o reajuste de 10% (a proposta dos trabalhadores é de piso de R$ 1270).

Por Fabíola Spiandorello