Metalúrgicos de Caxias do Sul entregam pauta de reivindicações ao SIMECS

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul entregou ao Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caxias do Sul) nesta segunda-feira, 7, a pauta de reivindicações para a negociação de dissídio.

A campanha deste ano com o tema “2010 tem que ser 10”, tem entre os principais pontos o índice de reajuste salarial de 10%, a elevação do piso da categoria para R$ 1.000,00, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, auxílio-creche, estabilidade para o trabalhador acidentado, licença-maternidade, Vale Cultura, entre outros. Ao todo são 70 itens. No dia 29 de maio, a pauta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores.

Leandro Velho, presidente em exercício do Sindicato, destacou que “por causa do crescimento econômico atual na cidade e no Brasil, a tendência é de um resultado positivo nesta negociação de dissídio”.

O objetivo do Sindicato é fechar o acordo até dia 22 de junho. A agenda de negociações com o Simecs tem reuniões com datas marcadas para os dias 14, 18 e 22 de junho na Faculdade de Tecnologia – FTEC.

No dia 26 de junho será realizada uma assembléia com os trabalhadores na sede do Sindicato, onde serão apresentadas e analisadas as propostas feitas até então pelo Simecs. A partir daí a categoria irá votar a aprovação ou não da proposta patronal e  assim encerrar a campanha salarial 2010 ou definir o rumo que irá tomar.