Metalúrgicos de Caxias do Sul aprovam ação conjunta para revisão do FGTS

Na manhã deste sábado – 08 de Março, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou assembleia geral no auditório da entidade, juntamente com os trabalhadores metalúrgicos, para a aprovação da deliberação de seu Departamento Jurídico entrar na Justiça com uma substituição processual coletiva sobre as perdas do FGTS. A ação, que será voltada aos sócios da entidade, foi aprovada por unanimidade.

“Por lei o sindicato só pode representar judicialmente os sócios. Com a aprovação dos trabalhadores vamos esperar a hora certa de entrar com a ação, sem custo algum para os sócios. O movimento sindical sempre defendeu a correção do FGTS pela inflação. Deixamos claro para os presentes que está é uma ação incerta, mas vamos representar os trabalhadores da melhor forma”, destacou Assis Melo, presidente do sindicato.

“Não estamos vendendo ilusões como têm muitos advogados por aí nas portas das fábricas. O sindicato é responsável e não ilude o trabalhador com falsas ilusões. Temos um compromisso com a categoria e estudamos a melhor forma de representá-los neste caso”, afirma o vice-presidente, Leandro Velho.
O Departamento Jurídico do sindicato deve entrar com a ação assim que for revertida a suspensão das ações. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu recentemente o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos de FGTS por outros índices que não a TR (taxa referencial). A suspensão vale até o julgamento, pela Primeira Seção do STJ, do Recurso Especial que será apreciado como representativo de controvérsia repetitiva. Ainda não há data prevista para esse julgamento.

Foto: Fabíola Spiandorello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.