Metalúrgicos de Caxias do Sul apresentam pauta da campanha salarial 2012

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 23, no Personal Royal Hotel, a partir das 8h, a campanha salarial 2012. Durante café da manhã, a partir das 8h, imprensa, sindicatos e movimentos sociais conhecerão o vídeo tape e as peças gráficas que serão veiculadas nos meios de comunicação da região durante as negociações com o sindicato patronal.

Na campanha salarial deste ano, os trabalhadores estão reivindicando reajuste de 10% e cláusulas sociais como a redução da jornada de trabalho, transporte subsidiado, estabilidade em caso de acidente de trabalho, equiparação salarial entre homens e mulheres. A pauta foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada na sede do Sindicato, no último dia 5.

Uma das bandeiras a ser defendidas nesta campanha salarial é a elevação do piso da categoria para R$ 1 mil. Hoje o valor pago é de R$ 684,20 nas empresas com até 50 empregados e de R$ 776,60 nas empresas com mais de 50 trabalhadores. “Muitas indústrias caxienses hoje pagam apenas o mínimo e esse valor não é justo, visto que o mínimo regional hoje é de quase R$ 1 mil”, argumenta o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho.

O fato do piso dos metalúrgicos ser inferior ao regional é uma prova de que o discurso dos empresários, de que o salários são responsáveis pelos problemas da indústria, está equivocado. “O trabalhador não pode ser culpado pela falta de competitividade nem pela desindustrialização. Pelo contrário, o trabalhador é responsável pelo desenvolvimento e, consequentemente,  crescimento do faturamento e lucro das empresas”, argumenta Velho, lembrando que os trabalhadores estiveram ao lado dos empresários na luta pela redução dos juros e incentivos do governo ao desenvolvimento da indústria.

O economista do Sindicato, David Fialkow, explica que o índice de reajuste é, baseado na inflação dos últimos 12 meses (4,7%) e no crescimento registrado pelas empresas no período. “Algumas empresas cresceram 16%, isso com base em um ano em que as empresas já haviam tido um desempenho muito bom. Ou seja, mesmo que as empresas tivessem empatado com o desempenho do ano anterior, estariam muito bem e com condições de reajustar os salários”.

Também na quarta-feira, após o café da manhã, a pauta de reivindicações será apresentada ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

Fonte: Sindmetal Caxias do Sul