Metalúrgicos de Caxias apresentam pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014

“Valorizar o trabalhador é fortalecer o Brasil”. O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região apresentou, na manhã desta segunda-feira, dia 19, a Campanha Salarial 2014. Durante evento realizado no Personal Royal Hotel, imprensa, sindicatos, movimentos sociais e autoridades, tiveram a oportunidade de conhecer, detalhadamente, as reivindicações, a marca gráfica da campanha pelo dissídio salarial 2014 e a justificativa para a reivindicação do reajuste salarial de 13,5% e as mais de 70 cláusulas sociais.

Com foco na valorização do trabalhador a campanha visa valorizar a renda e os direitos de quem trabalha. “A categoria metalúrgica representa 60% do PIB da cidade. Nada mais justo do que termos salários e direitos mais compatíveis com essa responsabilidade. Os metalúrgicos contribuem para o desenvolvimento de Caxias, da região e do país e merecem ser valorizado. São 60 mil trabalhadores que valorizados fazem a economia da nossa cidade crescer. Além disso, quando falamos em auxílio-creche, em reduzir os custos na folha do traballhador, em aumentar a renda de quem trabalha, estamos discutindo uma sociedade mais digna. O Brasil que dá certo é o Brasil de quem trabalha e é nesse Brasil que nós apostamos. Não somos contra as empresas, somos a favor dos trabalhadores e da sociedade”, destaca Assis Melo, presidente do Sindicato.

Conforme o economista, David Fialkow a pauta de reivindicações está em sintonia com a realidade. “Essa campanha se dá num cenário onde as empresas vêm de uma trajetória de lucros crescentes, de receitas crescentes como demonstram os relatórios. Então, têm sim, grande capacidade de atender as reivindicações da categoria. O cálculo que fizemos estima que o impacto nas receitas das empresas no aumento proposto de 13,5% não chega a 2% na receita, precisamente 1,7%. Então a reivindicação é tranquila, justa e dentro de uma realidade economica.”

Pela primeira vez a apresentação da campanha foi trasmitida em tempo real nas redes sociais e no site do sindicato. A pauta de reivindicações foi entregue após o café da manhã aos representantes do sindicato patronal (SIMECS). As primeiras negociações devem ocorrer em junho.

Principais reivindicações

Na campanha salarial deste ano, os metalúrgicos estão reivindicando 13,5% de reajuste salarial e mais de 70 cláusulas. Entre elas, a redução da jornada de trabalho, transporte e alimentação subsidiados, auxílio-creche para crianças de até 5 anos, equiparação salarial entre homens e mulheres e também nos casos de trabalhadores com a mesma função, auxílio-lanche para estudantes e uma atenção especial na situação dos mensalistas que trabalham 5 dias por ano de graça para os patrões. 
Além disso, neste ano, uma das cláusulas será a instituição de intervalos de 10 minutos a cada 2 horas trabalhadas conforme a Norma Regulamentadora 15, além da aplicação da NR 12 que trata de segurança no trabalho. Uma das bandeiras a ser defendida nesta campanha salarial é a elevação do piso da categoria para R$ 1.500.

A pauta de reivindicações do dissídio 2014 dos metalúrgicos foi aprovada por unanimidade em assembleia geral da categoria realizada no dia 10 de maio. A data-base da categoria é 1º de junho.

Fonte: Sindmetal (Fotos: Fabíola Spiandorello)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.