Metalúrgicos da Teksid de Betim aprovam acordo de PLR

 

Em assembleia realizada no Clube dos Metalúrgicos, no último domingo (20), trabalhadores da Teksid do Brasil aprovaram o acordo de PLR deste ano, após negociações entre Sindicato dos Metalúrgicos de Betim (MG) e empresa.

A PLR terá valor total de R$3.200,00, desde que os metalúrgicos cumpram, na íntegra, as metas estipuladas no acordo (assiduidade, produção, qualidade e performance do sistema de gestão integrada) – a antecipação da primeira parcela, no valor de R$ 2.000,00, deverá ser paga até o próximo dia 1º.

O diretor do Sindicato, Edigar Lopes, que trabalha na fábrica, destaca alguns pontos positivos do acordo assinado este ano. “Durante as negociações, conseguimos que a meta de produção, estipulada em 250 mil toneladas, fosse diminuída para 230 mil toneladas. Esta redução de 20 mil toneladas significaria a produção de um mês e meio na fábrica, mas, com esta redução, haverá benefício para o trabalhador”, destaca.

“Além disso, em relação ao ano passado, houve um aumento de 14,3% no valor da PLR”, afirma, lembrando que o acordo deste ano apenas foi assinado após o Sindicato ter conseguido, na Justiça do Trabalho, a anulação do acordo então assinado entre a Teksid e uma comissão de trabalhadores da fábrica, cuja validade era de dois anos  (2009 e 2010) – naquela oportunidade, a comissão “substituiu” o Sindicato na negociação.

“Recorremos à Justiça para preservar o direito do Sindicato de ser o legítimo representante dos trabalhadores nas negociações coletivas”, esclarece Edigar.

De acordo com ele, outra conquista importante no acordo irá beneficiar os trabalhadores dispensados pela empresa a partir de 1º de abril deste ano. “Eles terão direito a receber a proporcionalidade do valor da PLR, o que, infelizmente, não estava previsto no acordo assinado entre empresa e comissão de trabalhadores e que não contou com a participação do Sindicato, no ano passado”, reforça.  

DESCONTO NEGOCIAL

A assembleia também aprovou o desconto negocial a favor do Sindicato, para a manutenção dos serviços prestados pela entidade aos trabalhadores da categoria. O desconto, de 3%, será feito apenas na primeira parcela da PLR.

Fonte: Sindmetal Betim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.