Metalúrgicos da Luna ALG, em Caxias (RS) protestam contra assédio moral

Cerca de 200 trabalhadores do primeiro turno da Luna ALG paralisaram por aproximadamente uma hora as atividades no início da manhã da última quinta-feira (03), em sinal de protesto contra abusos que vinham sendo praticados pela empresa. A paralisação foi decidida em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, a pedido dos próprios trabalhadores que denunciaram estarem sofrendo assédio moral por parte de alguns gestores.

O último incidente, segundo funcionários da Luna, teria ocorrido na semana passada, quando uma trabalhadora foi demitida após sofrer agressões físicas e verbais. “Os trabalhadores têm relatado abusos de alguns líderes de setor e gerentes de Recursos Humanos e o Sindicato não vai permitir que isso ocorra porque o trabalhador, que garante o lucro dos empresários, merece respeito”, defendeu o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho.

Os trabalhadores só aceitaram voltar ao trabalho, após os empresários se comprometerem em solucionar imediatamente o problema. “Caso, os trabalhadores continuem sendo ameaçados ou sofrendo pressão psicológica, voltaremos a paralisar”, sustenta Velho.

Em setembro do ano passado os trabalhadores já haviam paralisado as atividades na empresa em sinal de protesto contra a instalação de catracas na entrada dos banheiros e a utilização de câmeras de vídeo para monitorar os trabalhadores. Após a intervenção do Sindicato, os obstáculos foram retirados dos banheiros e, por determinação da Justiça, as câmeras desligadas.

Por Claiton Stumpf (Foto: João Cleber Soares Lima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.