Metalúrgicos da Emgepron rejeitam proposta da empresa, no Rio

Dezenas de trabalhadores da Emgepron compareceram à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio)para participar de uma assembleia convocada pelo Sindimetal. A atividade começou pouco depois das 18h e foi aberta pelo companheiro Jonas, que explicou a ausência do Diretor Jurídico Wallace Paz por razões de força maior e passou a condução da mesma para o diretor do sindicato, Maurício Ramos.

Maurício explicou que “a assembleia foi convocada para decidir sobre a continuidade do processo na justiça ou aceitar o acordo proposto pela Emgepron” e passou a palavra para a Doutora Luciana, do Departamento Jurídico do Sindicato, que além de tirar as dúvidas referentes à situação do processo por parte dos trabalhadores, explicou as medidas que a Emgepron tem tomado com relação ao caso.

De acordo com a advogada, a empesa questiona alguns pontos da sentença e entrou com uma ação rescisória (o sindicato ainda não foi oficialmente notificado) para rever a questão da representação sindical. Trata-se de busca de reabertura do debate sobre a representatividade da categoria. A advogada informou que o Sindicato irá fazer uma ação de cumprimento buscando que a ação coletiva seja implementada pela empresa.

Dra Luciana explicou também que a empresa propõe um acordo coletivo (e não uma convenção coletiva) onde a mesma assumiria todas as cláusulas sociais da convenção vigente, mas não aceitaria as cláusulas econômicas. O diretor do Sindimetal-Rio, Maurício Ramos, explicou que a proposta não contemplaria questões como salário, 13º e que a decisão caberia aos trabalhadores presentes na assembleia.

Com apenas 1 voto contrário, foi aprovado pela ampla maioria dos trabalhadores presentes a rejeição da proposta da Emgepron e a continuidade do processo na justiça. O Departamento Jurídico do Sindicato seguira, portanto, com o processo e atendendo aos trabalhadores da empresa.

Fonte: Sindimetal-Rio