Metalúrgicos de Camaçari conquistam abono no Complexo Ford e Autopeças

Os trabalhadores do Complexo e do setor de autopeças têm motivos de sobra para comemorar. Eles recebem o abono agora em julho, mais uma conquista do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, uma referência nacional na luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores.

Em São Paulo, por exemplo, não houve pagamento de abono. O retrato da falta de mobilização. Em Camaçari, a realidade é outra. O Sindicato conseguiu um grande avanço. O acordo, fechado há dois anos, garantiu a estabilidade contra crises na economia e ao mesmo tempo aumentou os ganhos salariais do trabalhador.

Somando os valores da PLR, vale alimentação e do abono, o trabalhador do Complexo Ford, em Camaçari, vai receber mais de R$ 20 mil de benefícios, além do salário. Por segurança, a data exata do pagamento não será divulgada.

“Estamos quebrando paradigmas. Enquanto o trabalhador de outras bases convive com o desemprego, chegando a mais de 10 mil demissões em toda São Paulo, o Sindicato de Camaçari garante emprego e ABONO”, diz Júlio Bonfim, presidente da entidade.

Júlio ainda destaca as médias salariais pagas em São Paulo e em Camaçari, no setor automotivo. “Estamos com uma diferença de R$ 200,00 reais do teto pago, pois os funcionários antigos de mais de 30 anos de empresa estão sendo demitidos das fábricas em São Paulo e substituído por novos trabalhadores do SENAI com salários menores. Aqui em Camaçari estamos garantindo emprego aumentando os salários com os melhores percentuais já pagos no Brasil de PLR e abono”, explica Júlio.

Autopeças

Os trabalhadores do setor de autopeças, fora do Complexo Ford, também são beneficiados. O Sindicato garantiu para agosto o pagamento do abono, no valor de R$ 3.250,00. Uma conquista que se junta a outros tantos avanços conquistados pela entidade, e que tem ajudado a mudar a vida dos trabalhadores para melhor.

Fonte: Metalúrgicos Bahia