Metalúrgica Bepo é inspecionada pelo Ministério Público de Caxias do Sul

Na última sexta-feira (06), a empresa Bepo de São Marcos foi inspecionada para averiguação dos problemas enfrentados pelos trabalhadores. A vistoria teve a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho e do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Os diretores Jorge Rodrigues e Alcebíades Gonçalves acompanharam a perícia.

Conforme o diretor Jorge Rodrigues foi constatado que máquinas interditadas seguem sendo utlizadas dentro da fábrica e que algumas normas regulamentadoras, que são uma proteção para os trabalhadores, não estão sendo cumpridas. “Essa inspeção contribui para evoluir as condições de trabalho dentro da fábrica. Foi comprovado que as reivindicações dos trabalhadores é justa e que são necessárias melhores condições de trabalho e uma mudança na gestão da empresa.”

A empresa tem até o dia 07 de janeiro para se adequar as mudanças propostas pelos Ministérios Público e do Trabalho.

A medida

A medida definida pelo Ministério Público do Trabalho foi deliberada durante a audiência que aconteceu na tarde de 25 de novembro, em caráter de urgência, depois que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região entrou em contato para denunciar as práticas antissindicais que vêm sofrendo desde que se colocou à frente para representar  as reivindicações dos trabalhadores junto à empresa.

“O Ministério Público do Trabalho já havia instaurado um procedimento de investigação, esta demanda já existia, mas ele antecipou a decisão depois dos problemas relatados pelo Sindicato em assembleia” explica o assessor jurídico do Sindicato, Assis Carvalho.

Além da vistoria, a Bepo foi advertida por colocar uma equipe de fotógrafos e cinegrafistas para registrar a última assembleia. “Além da prática antissindical houve um dano moral coletivo”, conta Carvalho, relatando que os trabalhadores foram coagidos a não participar e votar na assembleia pois ela seria filmada. Segundo relato de funcionários, todos que fossem identificados nas filmagens seriam demitidos depois de três meses.

A Bepo se comprometeu durante a audiência a tomar atitudes em relação ao problema de assédio moral.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.