Marcha da sergipanidade diz não ao leilão do Banese

Sindicalistas, estudantes, trabalhadores sem terra, bancários, jornalistas e parlamentares se uniram em uma grande manifestação em defesa do Banco do Estado de Sergipe (Banese), na sexta-feira (04). A Marcha da Sergipanidade, organizada pela CTB, CUT, CGT, UGT, CSP Conlutas e MST, começou com uma concentração na Praça da Bandeira, percorreu as principais ruas do Centro comercial de Aracaju e terminou com um abraço simbólico à agência central do banco estadual.

ato banese

Os deputados estaduais Capitão Samuel Barreto (PSL) e Ana Lúcia Menezes (PT), e os vereadores Emanuel Nascimento e Iran Barbosa, ambos do PT, participaram da caminhada. Pascoal Carneiro, secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB Nacional, também marcou presença na manifestação contra a decisão do prefeito João Alves Filho (DEM) de leiloar a conta bancária do Município, hoje, gerida pelo Banese.

Para o dirigente da CTB, o prefeito está doando a conta a uma instituição de fora do Estado, que não fará os mesmos investimentos que o Banese faz em prol do desenvolvimento de Sergipe. “A Câmara de Vereadores de Aracaju precisa criar uma CPI para investigar essa doação espúria do prefeito que vai desempregar e reduzir o volume de recursos investidos no Estado”, disse. Pascoal afirmou que a CTB Nacional está de braços dados com os sergipanos e denunciará esse escândalo da Prefeitura do DEM.

ato banese3

Financiamento

Durante toda a caminhada, dirigentes sindicais e parlamentares se revezaram convocando a sociedade sergipana a se engajar na luta em defesa do banco. “Esse leilão é uma ameaça patrocinada pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho. É nefasto, é lesivo. O Banese apoia a comunicação. Qual o banco que tem sede fora do Estado que faz publicidade nos jornais, emissoras de rádio e tevês sergipanas?”, questionou José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Roberto dos Santos, vice-presidente da CUT, lembrou que João Alves, quando era governador, quis privatizar o Banese. Agora, ele tenta enfraquecê-lo, reduzindo os serviços prestados ao povo sergipano e, com isso, põe em risco a economia e o emprego dos baneseanos.

“O Banese é o único que financia a cultura, o futebol, os pequenos comerciantes; portanto, defende-lo é defender o fortalecimento da economia e do emprego”, ressaltou Roberto. Os parlamentares também reafirmaram o apoio ao Banese. A deputada Ana Lúcia salientou que o banco movimenta 33% da economia sergipana.

 

Crítica

Integrante de uma comissão de deputados estaduais que se engajou nessa luta, Ana Lúcia disse que aguarda, para o início desta semana, uma audiência com o prefeito João Alves. “Esperamos convencê-lo a desistir do leilão”, afirmou. O vereador Emanuel Nascimento fez um apelo ao prefeito para que ele cancele o leilão tão prejudicial ao banco e ao Estado.

O parlamentar capitão Samuel criticou a decisão do prefeito de leiloar a conta bancária da prefeitura e garantiu que, ainda esta semana, a comissão de deputados estaduais fará visitas ao desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça, e aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado em busca de apoio contra o leilão.

Logo após o abraço simbólico à agência do Banese, o vereador Iran Barbosa afirmou que o leilão é a manutenção da política de privatização de órgãos públicos dos partidos neoliberais. “O Banese tem uma saúde sólida e tem um papel social importantíssimo para o povo sergipano”, enfatizou. Ao final da manifestação, Edival Góes, presidente da CTB/SE agradeceu o apoio dos parlamentares, da sociedade civil, dos bancários, das centrais sindicais, e do MST, e conclamou o povo a dizer não ao leilão da conta bancária da PMA.

Fonte: CTB-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.