Manifestação do Sintramcat denuncia abuso do Walmart Catanduva (SP)

O Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Catanduva (Sintramcat), com o apoio da CTB, realizou uma manifestação contra o hipermercado Walmart, na manhã da última terça-feira (22). 

sintramcat walmart3

A manifestação movimentou a cidade, uma vez que não ficou restrito, apenas, à empresa. Os manifestantes estiveram na porta do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e no Ministério do Trabalho e Emprego, onde seria realizada mesa redonda com representantes do Walmart.

Trabalhadores expuseram faixas com protestos, levaram bandeiras, entregaram panfletos, explicando a causa do movimento, e, na entrada principal do hipermercado, entoaram “gritos de guerra”.  “Lutamos para que a categoria seja respeitada, pois ela existe e é necessário reconhecer isso”, afirma o presidente do Sintramcat, Reginaldo Marcelo Borges.

sintramcat walmart

sintramcamt Walmart7

Em frente ao Sincomércio, os manifestantes foram recebidos pelo departamento jurídico da entidade, que afirmou que a empresa precisa cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sintramcat.

Instransigência da empresa

O Sintramcat tentou, diversas vezes, negociar com a empresa Walmart. Foram três mesas redondas, pedindo o reconhecimento da representação dos movimentadores de mercadorias que exercem as funções de operador de empilhadeira, repositor, conferente, arrumador de carga e ajudante de motorista.

 sintramcat walmart6

sintramcat walmart4

sintramcat walmart5

Porém, a empresa se nega e, oficialmente, afirma seguir com rigor todas as Convenções Coletivas de Trabalho da qual ela participa como categoria.  “O Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias não representa a categoria a qual estamos inseridas”, afirma a direção do Walmart.

Diante deste cenário, o presidente da entidade sindical entende que a empresa defende, descaradamente, o sindicato preponderante e esquece que o Sintramcat é o representante legítimo junto aos trabalhadores da categoria diferenciada da movimentação de mercadorias e está presente em todo o setor econômico, em qualquer segmento.

“Verificamos junto aos trabalhadores da empresa que os mesmos estão submetidos a um processo de fadiga crônica, o que pode gerar doenças, acidentes de trabalho e afetar sua convivência familiar devido aos horários abusivos de trabalho”, salienta Borges.

Ele garante que as reivindicações continuarão e que o Sintramcat levará a situação ao conhecimento da Justiça do Trabalho e do Ministério Público.

Por Livia Gandolfi – Sintramcat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.