Líderes sindicais articulam a votação do Piso Mínimo Regional no RS

Os dirigentes das centrais sindicais, federações e sindicatos dos trabalhadores tiveram audiência, na manhã desta quarta-feira (8) com o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal. Após receber documento das centrais sindicais e ouvir a reivindicação das lideranças para a votação urgente do projeto de Lei 455/201 do Executivo sobre o Piso Mínimo Regional de 2012, Postal assegurou que sua votação é prioritária.

“Vamos votar o projeto do Piso Regional o mais breve possível. É uma obrigação da Assembleia. Contem com esse Parlamento que nunca se omitiu e está em defesa do trabalhador do Rio Grande do Sul. Aquilo que nós pudermos fazer pela classe trabalhadora, nós faremos. Não vamos engavetar nada, podem ter certeza disso”, assegurou o atual presidente.

Ao entregar o documento elaborado em conjunto pelas centrais sindicais, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, solicitou que o projeto de Lei enviado pelo governo do Estado mantenha a inclusão das novas categorias.

“Nossa reivindicação é que, além da série de questões que constam no documento elaborado com o histórico da nossa luta em defesa do Piso Regional, é pedir que o projeto de Lei enviado pelo governo do Estado seja votado na sua íntegra. Ele inclui categorias que injustificadamente estavam fora do Piso”, ressaltou o presidente da CTB-RS.

Os novos sindicatos incluídos no projeto de Lei do Executivo são os de empregados em hotéis, bares, restaurantes e similares; em empresas produtoras e distribuidoras de cinemas; e os de garagens e estacionamentos.
Outra reivindicação das centrais sindicais foi para que seja colocado em votação, o mais breve possível, o projeto do deputado Heitor Schuch, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, que estabelece a valorização permanente do Piso Mínimo Regional.

“O projeto do deputado Heitor Schuch assegura uma política permanente de reajuste, levando em conta a média do crescimento do PIB do Rio Grande do Sul e do Brasil dois anos antes da data do reajuste, ou o reajuste igual ao do Salário Mínimo, o que for maior. Isso contempla os interesses das centrais sindicais, as federações e os sindicatos dos trabalhadores”, destacou Guiomar Vidor..

“Atualmente, temos a menor taxa de desemprego, prova de que a melhoria salarial não causa desemprego, ao contrário, movimenta a economia e gera empregos”, reforçou o deputado Raul Carrion (PCdoB), presente no ato junto com Heitor Schuch (PSB) e Álvaro Boessio (PMDB).

Antes do encontro com o presidente da Assembleia, os dirigentes das centrais sindicais, federações e sindicatos se reuniram na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) para assegurar ações unitárias a fim de garantir a votação do projeto de reajuste do Piso Regional. Já está agendada uma audiência com o governador Tarso Genro, quando os sindicalistas reforçarão a necessidade de que o projeto de Lei 455/2011 seja mantido integralmente, com a inclusão das novas categorias de trabalhadores.

Emanuel Mattos – CTB-RS
Foto: Márcia Carvalho