LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL EM GOIÁS

Publicado 04/11/2019 - Atualizado 04/11/2019
No dia 31 de outubro foi lançada na Assembleia Legislativa de Goiás, em Sessão Especial presidida pela deputada estadual delegada Adriana Accorci, a FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL. Na ocasião estiveram presentes os deputados federais Patrus Ananias e Rubens Ottoni, além do ex-ministro Gilberto Carvalho. O evento contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes de várias sindicatos, centrais e movimentos sociais do campo e da cidade.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional foi relançada no dia 4 de setembro deste ano, no Congresso Nacional, em Brasília, com o apoio de 232 deputados federais e 27 senadores. No dia 19 de setembro, foi realizado o primeiro lançamento da Frente em São Paulo, com a participação da presidente, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), do secretário-geral, deputado Patrus Ananias (PT-MG), e do presidente de honra, ex-senador Roberto Requião.
Essa frente envolve parlamentares estaduais e federais de diversos partidos, e é um movimento que vai além das siglas para defender a soberania nacional. De acordo com Rubens Otoni (PT), deputado federal: “não podemos ficar inertes diante da ação deliberada do governo de entregar o patrimônio nacional para o capital internacional, fragilizando nossa economia e comprometendo o futuro de nosso país.”
Adriana Accorsi diz que uma das bandeiras da frente é lutar contra a venda de estatais, o que, segundo ela, é característica do atual governo federal. ‘‘É vender um patrimônio do povo, colocando milhares de pessoas em situação de desemprego e precarizando os serviços prestados à educação, como aconteceu no nosso estado quando a Celg foi vendida para a Enel. O que estão fazendo, na verdade é a dilapidação do patrimônio brasileiro’’, diz, emendando que o governo Estadual mostra a intenção de seguir os passos do governo Federal.
Railton Nascimento (Presidente da CTB Goiás) destaca que estiveram presentes os trabalhadores da Saneago e dos Correios que estão em luta contra a privatização das estatais onde trabalham e que o Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista articulou as entidades que o compõe para garantir a mais ampla representação dos trabalhadores no evento. A palavra de ordem da sessão foi organizar a resistência contra esse desgoverno federal que desmonta a democracia e antenta todos os dias contra a soberania nacional, os direitos civis e sociais do povo brasileiro. A CTB Goiás esteve presente e defende que só a ampla unidade dos trabalhadores, força revolucionária maior, colocará o Brasil novamente nos trilhos.