Justiça do RJ decide que estaleiro Eisa deve negociar com metalúrgicos

Na última terça-feira (18), em reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a justiça decidiu que a o Estaleiro Eisa deve negociar com os trabalhadores a pauta de reivindicações. A greve, que já durava oito dias, foi encerrada nesta quarta-feira (19).

Os metalúrgicos do estaleiro aprovaram, por unanimidade, a volta ao trabalho para que o Sindimetal-Rio continue as negociações.

Os trabalhadores iniciaram a greve para exigir o pagamento da PLR – a empresa alega que não teve lucro –, a regularização do ticket refeição e as promoções.  Segundo o diretor do Sindicato, Maurício Ramos, a justiça definiu a volta ao trabalho, mediante a reabertura das negociações e também que não haja qualquer punição ou perseguição aos trabalhadores que fizeram greve, além de negociar os dias parados e as demais propostas da pauta de reivindicação.

Para o presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, a conciliação foi vitoriosa para os trabalhadores, pois fez com que a empresa negociasse com a categoria, além de impedir qualquer tipo de demissão.

O presidente Alex Santos foi declarado pela empresa persona non grata, e está impedido de entrar no Eisa. Diante disso, a negociação começará hoje (19), na sede do Sindicato, a partir das 15h. Para Alex, não há problema nisso, pois o importante é garantir o direito dos trabalhadores. “Além disso, nossa relação é com a categoria”.

Foi importante também a participação dos trabalhadores que foram eleitos pela categoria para representá-los durante a greve: Elfo, Edson e Lúcio.

Fonte: Sindimetal-RJ