Jornada de lutas dos metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) segue firme e forte

Seguindo com a jornada de lutas, após uma tentativa frustrada de conciliação com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) na última sexta-feira (25) no Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região (TRT-4), em Porto Alegre, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, na manhã desta quarta-feira (30) esteve conversando com os trabalhadores da Tramontina de Garibaldi a respeito do dissídio da categoria, da crise inventada pelos patrões e sobre o desrespeito da patronal que se nega a negociar e ainda fazem chantagem com os trabalhadores e com a sociedade.

“O Simecs ofereceu 6,5%, isso não pode nem ser chamada de proposta. Estamos aqui para informar os trabalhadores do que acontece, da realidade, do descaso da patronal com quem produz a riqueza da cidade e do país. O produto que os metalúrgicos produzem é muito valorizado, a mão de obra, o trabalho, não é.

A Tramontina em 2013 teve um crescimento de 17%, a expectativa neste ano é de 15%. E os trabalhadores não merecem nada, só trabalho e mais trabalho? Queremos e merecemos valorização”, destaca o presidente em exercício Luis Carlos Ferreira.

Durante a semana segue a jornada de lutas por valorização nas portas das fábricas. Na sexta-feira (1º) acontece a segunda reunião de conciliação no TRT.

Valorizar o trabalhador é fortalecer o Brasil

O Sindicato dos Metalúrgicos prioriza o respeito, o diálogo e a democracia. Por isso, solicitou através de seu Departamento Jurídico, uma audiência de conciliação no TRT-4 que foi realizada na sexta (25). No entanto, não houve avanços na Campanha Salarial 2014 da categoria metalúrgica. Os patrões seguem intolerantes e não demonstram interesse em negociar.

“Mais uma vez o sindicato se dispôs ao diálogo, para tentar o acordo. Porém, os patrões, novamente, demonstraram desrespeito com a categoria que tanto se esforça para produzir. No período referente ao dissídio houve um excelente desempenho das indústrias, grandes lucros e investimentos.

Quem está em crise não investe, não cresce. Esses lucros devem sim ser revertidos para os trabalhadores que tanto contribuíram com esse crescimento. O repasse de aumento real é mais do que justo”, destaca Luis Carlos Ferreira, presidente em exercício do Sindicato.
Como não houve avanços a desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse marcou nova audiência para a próxima sexta-feira (1º), na capital gaúcha.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região
Foto: Fabíola Spiandorello