Ivânia Pereira é a primeira mulher a comandar o Sindicato dos Bancários

Hoje, dia 7, pela manhã, a nova presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira recebeu à imprensa. Na sede da entidade, várias lideranças sindicais e sociais compareceram à coletiva para demonstrar apoio à decisão unânime da categoria que referendou o nome dela para ocupar a vaga na presidência. A entidade está de luto. O então presidente do sindicato, José Souza de Jesus morreu no mês passado, dia 21.

Continuidade com Jeito feminista

ivone22233

“Uma tragédia. De forma intempestiva perdemos o nosso comandante, José Souza. Não está sendo fácil. Como a vida segue, entendemos que Souza já deixou o seu legado, porque a categoria e a direção demonstraram harmonia ao indicar e aprovar por unanimidade um único nome para ocupar o vaga”, afirma Ivânia Pereira.

Na trajetória dos 80 anos de existência, esta é a primeira vez que o SEEB/SE será comandado por uma mulher. Ivânia Pereira diz que não haverá alteração na linha política da entidade. Mas, reconhece que haverá diferenças no jeito de condução do comando.

“Sem prejuízo algum, é evidente que entre Ivânia e Souza reside diferenças no jeito de ser. Mas, eu e Souza pertencemos à mesma escola, a escola da vida e da defesa do sindicalismo classista, unitário e de luta. Aqui no SEEB/SE, Souza liderou a implementação dessa política classista. Agora, com muito orgulho fui escolhida, entre a família bancária, para dar continuidade a esse projeto.”, afirma a sindicalista.

Apoio e solidariedade

Dentre os sindicalistas estavam na coletiva o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE), Edval Gois; o vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Municipais e Estaduais (Fesempre), Waldir Rodrigues; a diretora do Sindicato dos Funcionários dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRASE), Elma Andrade e o Sindicato dos Servidores do Ministério da Saúde e da Funasa (Sindismisfu), Ricardo Nunes. O presidente do Partido Comunista do Brasil, Halisson de Souza também foi prestigiar o evento.

Assembleia e posse

Ontem, dia 6, durante a assembleia-geral e extraordinária da categoria, a sindicalista foi referendada e empossada no cargo de presidenta, para concluir a gestão no período 2013/2016. No primeiro dia deste mês, seguindo o estatuto da entidade, a líder sindical já havia sido indicada para ocupar a vacância pelos 35 membros do pleno do Sistema Diretivo do SEEB/SE.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE