Após cinco dias de forte mobilização, greve em Ribeirão Preto termina com vitória dos servidores

A greve no serviço público municipal de Ribeirão Preto, que teve início no dia 10 de abril, chegou ao final após cinco dias de paralisações e uma forte mobilização de toda a categoria.

Conquistas como a equiparação do vale-alimentação dos servidores que fazem a jornada de trabalho 12 x 36 durante o dia com a dos servidores que trabalham à noite e a conquista de uma nova base de cálculo para o pagamento da insalubridade, que praticamente vai dobrar o que hoje recebem os trabalhadores, transformaram a data-base de 2023 em uma vitória histórica para o funcionalismo municipal de Ribeirão Preto.

Os servidores da cidade também conquistaram um reajuste salarial de 6% e um reajuste de 12% no vale-alimentação de todos os servidores da ativa, além da justa recomposição do auxílio nutricional dos servidores aposentados e pensionistas.

“Nossa data-base foi dura, com embates pesados, a ponto de participarmos de uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça (TJ-SP). A nova base de cálculo da insalubridade e a equiparação no vale-alimentação eram lutas antigas que a partir de agora tornam-se grandes conquistas. Saímos com uma recomposição acima da inflação do período nos salários e fizemos o governo dobrar a oferta inicial no vale-alimentação, que era de 6% e passou para 12%. Sem dúvida foi uma data-base vencedora!”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, que é filiado à CTB, Valdir Avelino.

“A grande mobilização que fizemos em Ribeirão já é fruto das mudanças no cenário nacional, com essa nova perspectiva da classe trabalhadora. Quando fomos eleitos para assumir o sindicato tínhamos metas importantes de corrigir problemas antigos e fizemos isso com muita competência. Trouxemos soluções para desafios históricos e fizemos respeitar os direitos dos nossos servidores. Foi muito importante a união de toda a categoria e o apoio da nossa Central nessa grande luta que travamos e fomos vitoriosos”, ressaltou a vice-presidente da CTB-SP e secretária geral do sindicato, Jacira Campelo.

O projeto de reajuste salarial dos servidores municipais de Ribeirão Preto já está na Câmara Municipal e a conquista no reajuste salarial e no vale-alimentação retroage à data de 1º de março.