Greve de 24 horas paralisa o judiciário baiano na segunda (9)

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud-BA) convoca a categoria, sociedade civil e todas as entidades classistas do estado para uma Grande Mobilização. O movimento acontece na segunda-feira (9) em protesto à crise no judiciário da Bahia. 

Com a paralisação de 24 horas, o objetivo é chamar a atenção do Tribunal de Justiça e de toda a sociedade para a necessidade de melhoria no judiciário baiano, através de aparelhamento da estrutura física das unidades cartorárias e realização de concurso público para os cartórios judiciais. Outro agravante à crise é a situação dos servidores dos cartórios extrajudiciais privatizados que continuam sob administração do Tribunal.

Diversos servidores em todo o estado vêm denunciando ao sindicato, que desde que houve a privatização estão sendo relotados em outros cargos e sentem-se como verdadeiras “bolas de pingue-pongue”, sem nenhum critério e justificativa, além de não respeitarem o direito de opção desses servidores.

O movimento tem apoio da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), que a convite da diretoria executiva do Sinpojud-BA adere ao movimento. No dia 22 de novembro, a presidenta do Sinpojud, Maria José Silva, a Zezé e o diretor da entidade, Jorge Cardoso, reuniram-se com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana e 3 conselheiros da Ordem, para convidá-los a participar da paralisação.

Para a presidenta do Sinpojud-BA, Zezé, a situação dos servidores em todo o estado é critica. “Existem servidores que estão trabalhando de graça. Eles substituem, sem receber nada por agregar mais uma função. Estão sobrecarregados e impedidos de prestar serviço de qualidade à sociedade”, denuncia.

Para o diretor do Sinpojud-BA, Zenildo Castro “não é colocando servidores das prefeituras e voluntários que vai resolver a situação da falta de servidores. O Tribunal deve realizar concurso público”.

Devem funcionar no dia 9 apenas os serviços do plantão judiciário, os demais servidores em todo o estado, participarão da manifestação em frente aos Fóruns com faixas e cartazes, para que toda a sociedade e imprensa agreguem força ao movimento.

sinpojud-pralisacao-9-dezembro-

Por um judiciário melhor para todos!

Fonte: Sinpojud-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.