Gilson Reis (PCdoB) cobra ações em defesa dos estudantes e trabalhadores da educação de Belo Horizonte

Em carta aberta à população, intitulada “Quatro pilares para a educação municipal”, o coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e vereador em Belo Horizonte, Gilson Reis (PCdoB), avalia várias questões sobre a educação na capital. Os temas abordados são Autonomia das escolas, formação dos (as) trabalhadores (as), atuação integrada e defesa do emprego.

Clique aqui e leia o documento

Quais os canais de escuta dos (as) estudantes e de suas famílias foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação para os gestores (as) escolares e professores (as)?

Como chegar às famílias que não tem acesso à internet?

Essas são algumas questões levantadas no documento.

A saúde dos trabalhadores também é abordada.

O parlamentar lembra que, “nesse momento, são necessários cuidados especiais com a saúde mental dos (as) trabalhadores (as) da educação. Além da ansiedade, angústia e estresse gerados pela pandemia e pelo isolamento social a que todos foram submetidos, os (as) professores(as) estão sendo obrigados a adequar, da noite para o dia, suas práticas pedagógicas para o teletrabalho e para a ensino remoto, com o objetivo de manter os conteúdos disciplinares ou para trabalharem outras temáticas com os (as) estudantes e seus familiares”.

“Neste momento de incerteza e reorganização escolar é preciso que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) sinalize para garantia dos empregos, pagamento da integralidade dos salários e restituição do vale alimentação dos (as) trabalhadores (as) terceirizados (as). Este último, representando parte significativa da renda do (a) trabalhador (a). Por fim, é imprescindível que a SMED abra um diálogo permanente com o Sindicato dos Trabalhadores (as) em Educação, o que não tem acontecido”, cobra o documento, que tem o apoio do Coletivo de Diretores (as) e Professores (as) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Foto Gilson Reis/Divulgação