Funcionários da Fundação Casa entram em greve

Funcionários da Fundação Casa de Campinas entraram em greve na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com o sindicato da categoria, 60% dos funcionários estão parados em Campinas. A área mais afetada é a pedagógica e sócioeducativa. A atividades com os menores foram reduzidas na manhã desta sexta-feira.

Os funcionários reclamam da falta de segurança para trabalhar. Eles afirmam que as unidade de Campinas trabalham com mais menores do que o permitido, o que estimula as rebeliões que tem acontecido com frequência.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região determinou que, por questões de segurança, a categoria mantenha 80% trabalhando durante o período de greve. No caso de descumprimento a multa diária prevista é de R$ 200 mil.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, 20% dos funcionários aderiram à greve, segundo o diretor do sindicato da categoria, Otávio Orsi. Os funcionários querem reajuste dos salários, que, segundo o sindicato, tem defasagem de 30%, respeito à data base e segurança no trabalho.

Na tarde desta sexta-feira (28) será realizada uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa) para decidir os rumos da greve.

A Fundação Casa não concorda com o movimento do sindicato porque desde 2004, os reajustes salariais dos funcionários da instituição vêm sendo concedidos. A fundação afirma ainda que está organizando concursos para contratar mais funcionários.