Frentistas fecham postos no Dia de Luta em Salvador

O Dia de Luta, 18 de junho, da campanha salarial 2014, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia ( Sinposba), foi um sucesso. Os trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços fechando 14 postos de Salvador, Lauro de Freitas e Estrada do Coco, na Rede Kalilândia, para mostrar aos patrões que a categoria está indignada com a proposta indecente de 0,5% de ganho real e retirada de direitos já conquistados.

A recusa em discutir a pauta de reivindicações só um domingo de folga no mês e redução do valor trabalhado de 60% para 20%, e fim da periculosidade para quem trabalha nas lojas de conveniências e escritórios.

Os 14 postos são:  posto 2, Sete Portas, Dom João na Carlos Gomes, Rio Vermelho, Ceazinha na Chapada , Piatã, Plakafor, Sesc Vereda, Piatã , Trobogy na Paralela, Vila do Atlântico, Busca Vida antes e depois do pedágio, Cagi , Milênio e Aratu.

Mobilização continua

O tema da campanha salarial 2014 dos trabalhadores em postos de combustíveis é “Nosso time joga pra ganhar mais saúde, poder de compra e segurança” em alusão a Copa do Mundo.

Após aprovado o Estado de Greve, em assembleia dia 12 de junho, no posto Mataripe da Rodoviária, as mobilizações continuaram em todos os locais de trabalho e nesta sexta-feira (20), continua com mais um Dia de Luta na Rede GRL composta pelos postos Jaqueira na BR sentido Salvador Feira, Posto Shell Barros Reis, Posto Campinas em Campinas de Pirajá, Posto Boas Vindas na BR sentido Feira Salvador. No Sábado será na Rede Corresfil nos Postos em Salvador, Simões Filho e Camaçari.

Segundo o presidente do Sinposba, Antonio José dos Santos, “a atividade de hoje foi bastante positiva principalmente porque  a categoria mostrou que a unidade vence os péssimos patrões. Prova disso é o fato da proprietária da Rede Kalilândia ter abastecido alguns veículos no Posto Veredas em Patamares. E o desespero do filho dela em tentar agredir a diretora do Sinposba Lucineide Sampaio no Posto Rio Vermelho.”

Por Kardé Mourão  (Fotos: João Ubaldo)