FITMETAL discute “Formação, Comunicação e Sindicalização para Enfrentar a Crise”

Por Anderson Pereira

A Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL) transmitiu, nessa terça-feira (6), às 17h, um encontro virtual que discutiu “Formação, Comunicação e Sindicalização para Enfrentar a Crise”. Participaram o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos; o jornalista da Agência Sindical, João Franzin; e o assessor sindical Milton Pomar.

Clique aqui e assista na íntegra

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, iniciou o debate que reuniu dirigentes sindicais de todo o país. Ele ressaltou que “sindicalizar-se é um ato político de grande importância”.

“A atividade sindical é essencialmente de solidariedade, ou seja, defender direitos em conjunto. Vale lembrar que a luta sindical criou os direitos trabalhistas. Sendo assim, enfraquecer os sindicatos é o começo do fim dos benefícios garantidos pela CLT”, alertou ele.

Apesar dessa importância dos sindicatos na vida da classe trabalhadora, Vasconcelos reconheceu que, nos últimos anos, nota-se um declínio na taxa de sindicalização.

Para ele, existem vários fatores que podem explicar esse recuo. Entre eles, o individualismo da sociedade capitalista, o falso discurso da meritocracia e o fenômeno da uberização.

Em seguida, o jornalista João Franzin, da Agência Sindical, falou sobre a sua experiência profissional e deu algumas dicas para tornar a comunicação sindical mais eficiente. Franzin também falou da necessidade de se valorizar os profissionais da comunicação.

Já o assessor sindical Milton Pomar afirmou que é possível realizar campanhas de sindicalização eficientes e de baixo custo. Para isso, ele sugeriu iniciativas em conjunto entre os sindicatos.

A live transmitida nessa terça-feira pela FITMETAL é uma etapa preparatória para o 3º Congresso da Federação, que será realizado entre os dias 21 e 22. A entidade promove até o dia 20 deste mês o ciclo de debates “Cenários e Tendências do Sindicalismo Brasileiro”.

A FITMETAL é filiada à CTB e presidida por Marcelino Rocha.