Fecosul comemora 75 anos de luta em grande estilo

A CTB, representada por Adilson Araújo, presidente nacional, está prestigiando nesta sexta-feira (18) as diversas atividades programadas em homenagem aos 75 anos de uma trajetória de luta da Fecosul (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).

Na parte da manhã os dirigentes da entidade participaram da instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários (FPC), coordenada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB).

Em defesa dos comerciários

O representante da FPC Nacional, dirigente da CTB e deputado federal, Assis Melo (PCdoB/RS), também decretou instalada a Frente no Rio Grande do Sul depois de declarar que a Frente Parlamentar tem significado amplo, mas tem como centralidade os trabalhadores comerciários e que a FPC não substituir os sindicatos e nem as federações.

frente comerciarios lancamento2

frente comerciarios lancamento

O deputado também alertou para a importância da representação dos trabalhadores no Congresso Nacional para articular os interesses do movimento sindical. “Os empresários já tomaram suas posições e têm suas articulações”, objetivou.

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, disse que a instalação da Frente no dia da comemoração do aniversário da Federação é muito significativa para a história da entidade máxima dos comerciários gaúchos.

“A Frente tem por objetivo reforçar a luta dos trabalhadores na defesa por novas conquistas da categoria, principalmente no que diz respeito ao trabalho aos domingos e feriados, ampliação da licença maternidade para 180 dias, fim do fator previdenciário, redução da jornada para 40 horas, valorização dos aposentados, entre outros”, afirmou Vidor. Ele também destacou a participação de vários sindicatos filiados.

Homenagem da Assembleia Legislativa

Após a instalação da Frente Parlamentar, a Fecosul recebeu uma grande homenagem da Assembleia Legislativa.

Os deputados entregam placa de homenagem ao presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, que disse que a homenagem da Assembleia é um reconhecimento público da luta da Federação em defesa dos direitos dos trabalhadores no comércio e serviços.

fecosul homenagem peq

“Esse momento é muito especial porque a Fecosul sempre esteve nessa casa buscando leis em defesa dos direitos dos trabalhadores como o direito ao descanso aos domingos e feriados, pela valorização do salário mínimo regional, entre outros, agora estamos sendo homenageados e tendo o reconhecimento da nossa luta. Esta homenagem é muito importante para todos os comerciários e comerciárias do Rio Grande do Sul”, destacou Vidor.

Diversão para comerciários

Para encerrar as comemorações, os comerciários gaúchos terminam a noite com um grande jantar dançante, a partir das 19h30, que fará também o lançamento da revista comemorativa da data.

O jantar/baile acontece no Centro de Tradições Gaúchas (35 CTG), localizado na avenida Ipiranga, 5.300, Porto Alegre.

Portal CTB com Fecosul