Farmacêuticos gaúchos criam Fórum Estadual pela Valorização da profissão

Na tarde da última quinta-feira (13), o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) recebeu representantes de instituições farmacêuticas do Estado para tratar da criação do Fórum Estadual pela Valorização da profissão Farmacêutica. Estiveram presentes o presidente do CRF-RS, Roberto Canquerini, acompanhado dos assessores Éverton Borges, Zelma Padilha, Leandro Carvalho, Karen Zazulak e Diana Lienert, do secretário-geral Maurício Nin e do conselheiro federal suplente Sandro Ness. As diretrizes a serem seguidas partem do Fórum Nacional, constituído pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e Executiva Nacional dos estudantes de Farmácia (ENEFAR).

Representaram os trabalhadores do setor na reuniãoa presidente do Sindicado dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) e representante da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Debora Melecchi; o representante da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Afargs) João Victor; o presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag-RS), Eduardo de Abreu; a representante da Escola Nacional de Farmacêuticos e suplente da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica, Denise Bueno; a coordenadora da regional sul da Executiva Regional de Estudantes de Farmácia (Erefar) Cristine Silva; o coordenador do curso de farmácia do IPA, Cristian Valasquez; e a representante do curso de farmácia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Mariana Brandalise.

O Fórum Estadual estará alinhado com os objetivos e representatividades do Fórum Nacional, visando à unidade das ações entre todas as entidades. “Os principais objetivos alinhados são: a integração do farmacêutico com a sociedade, de forma técnica, política e assistencial, a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) de interesse da profissão. E, também, atender naquilo que trata da redução da jornada de trabalho para 30h e o piso nacional”, explicou Borges, que esteve na reunião nacional em Brasília. “Outra demanda é a articulação e o fortalecimento das entidades para cumprimento do seu papel na valorização do farmacêutico e, por último, a articulação política dessas entidades para o desenvolvimento das ações integradas de valorização profissional junto à sociedade”, complementou.

Para Canquerini esta é uma oportunidade de agregar a participação de todos nesta luta. “Queremos a união da categoria e demonstrar de maneira concreta, a disposição de trabalharmos juntos, para atingirmos nossos objetivos. Precisamos estar articulados com deputados e senadores, temos que ter, todos, o mesmo discurso”, afirmou. Debora, presidente do Sindifars, complementa: “Esse Fórum é fundamental para que as entidades possam definir uma unidade de ação nas pautas sobre o assunto.”

Denise, suplente da Abef, vê no Fórum uma forma de motivar os farmacêuticos. “Eu penso que o Fórum pode fazer com que o profissional desenvolva sua autoestima e possa vir a exercer a profissão adequada e próxima ao sistema de saúde apropriado que esperamos. É um conjunto de fatores que agrega e potencializa o saber”, enfatizou.

Fonte: CRF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.