Servidores da região Norte e Noroeste do RJ discutem organização da categoria

Na última quarta-feira (31) ocorreu em Campos de Goytacases, Rio de Janeiro, o I Encontro Regional dos Servidores Públicos da Região Norte e Noroeste Fluminense. Organizado pela CTB objetivou unir servidores das três esferas do governo para debater sobre temas de interesse de toda a classe. O direito de greve, a negociação coletiva, a organização e o financiamento sindical foram o eixo central do encontro.

Na mesa de abertura estava o anfitrião Sérgio Almeida, presidente do SIPROSEP, Josué Pereira, secretário geral do Sindiserf, Paulo Sérgio diretor do Sintuperj e a vice-presidente do Sinfa-RJ, Márcia Moreira, que ressaltaram a importância do evento. “Unidos seremos fortes”, afirmou Sérgio Almeida.

A segunda mesa mediada pelo secretário geral da CTB, Ronaldo Leite contou com a participação do economista do Dieese, Cloviomar Cararine, da secretária geral do Sinfa-RJ, Arlene Carvalho e do diretor da CTB, Luis Cláudio de Santana que discorreram a cerca dos temas centrais do debate.

O representante do Dieese, explicou sobre as principais características da negociação coletiva e a importância do acompanhamento dos prazos de definição do orçamento. “Negociação coletiva no setor público é discutir o orçamento. A transparência no orçamento é fundamental para o avanço do assunto”, afirmou. “Trazer a lógica do privado para o público não é a solução”, concluiu Cloviomar.

Arlene Carvalho, falou sobre a Organização Internacional do Trabalho. “A OIT diz que a mão do estado não pode interferir nos sindicatos. Precisamos nos organizar para garantir que os nossos direitos sejam respeitados”, ressaltou. “A regulamentação da Convenção 151 da OIT se faz necessária. O servidor público deve ter assegurado o seu direito de greve”, afirmou a secretária geral do Sinfa-RJ.

Luis Cláudio de Santana, ressaltou a importância de lutar pela valorização do servidor público. “O governo não gasta com servidor ele investe. Exigimos aumento salarial porque a nossa mão de obra é extremamente qualificada”, e ainda afirmou, “O servidor público precisa entender a sua importância. Vocês representam o Estado perante a sociedade”.

O dirigente da CTB também é presidente da Câmara Bipartite do conselho de relações do trabalho que está com suas ações suspensas. “O objetivo da  câmara é tratar dos assuntos pertinentes aos servidores públicos relativo às três esferas: municipal, estadual e federal, Sua suspensão prejudica os interesses dos servidores”, informou Luis Cláudio de Santana

encontro_sinfa2

Após os discursos foi aberto o debate e os presentes puderam fazer perguntas aos palestrantes. Além dos temas centrais, assuntos como gratificação, dissídio, negociações com o governo, entre outros, também foram abordados. Em uma votação simbólica os servidores unanimemente concordaram com o enfoque dado aos temas

Para finalizar o encontro o Presidente da CTB, Mauricio Ramos (foto), agradeceu a presença de todos. “Sem vocês esse encontro não seria possível”, e completou “essa interação entre os servidores da União, Estado e Município fortalece a nossa luta”, concluiu.

Fonte: Priscila Rodrigues

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.