Encontro dos Bancários de Jacobina (BA) reúne categoria de quatro cidades

Centena de bancários de Jacobina, Feira de Santana, Ireçê e Juazeiro, participaram, no último sábado (08), do Encontro Regional dos Bancários de Jacobina. O encontro faz parte do programa de mobilização promovido pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe com vista à campanha salarial 2013, que tem a data base da categoria em setembro.

Vários assuntos foram debatidos, dentre eles: Conjuntura Nacional e Internacional, perspectiva da campanha e, principalmente, as dificuldades que encontraremos na campanha desse ano e a questão das pressões que a categoria vem enfrentando para o cumprimento de metas cada vez mais inatingíveis.

O debate sobre conjuntura ficou por conta de Augusto Vasconcelos(Vice presidente do Sindicatos dos Bancários da Bahia) que substituiu o deputado Álvaro Gomes (que por motivo de agenda não pode se fazer presente no evento) e pelo deputado federal Amauri  Teixeira que deram uma verdadeira aula de política econômica conseguindo prender a atenção dos presentes do inicio ao fim.

Na sequência, as lideranças sindicais do Sindicato dos Bancários da Bahia, Olivan Faustino(Banco do Brasil), Augusto Vasconcelos (CEF) e Geraldo Galindo (BNB) e Hermelino Neto(Banco Itaú  de Salvador), fizeram avaliação sobre a campanha salarial 2012 identificando os ganhos reais que obtivemos naquela ocasião e que devemos unir forças para, na campanha salarial 2013 garantirmos a vitoria, conseguindo arrancar mais conquistas para a categoria bancária.

Foram discutidos, ainda, diversos problemas que afligem a categoria e foram feiras muitas sugestões e proposições que serão levadas como pauta para a conferência interestadual dos Bancários, que se realizará nos dias  29 e 30, em Salvador que, sendo aprovadas, serão encaminhadas à Conferência Nacional que acontecerá  nos dias 19, 20 e 21 de julho, em São Paulo.

A campanha de mobilização prevê encontros em várias regiões do estado. A Federação já realizou um encontro dos bancários em Ilhéus na região sul do estado e no próximo dia 29 e 30 será a vez de reunir todos os bancários em Salvador no grande encontro bancário interestadual da Bahia e Sergipe.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Feira de Santana