Durante seminário, governador do RS se compromete a aumentar verba da saúde

O Seminário em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em conjunto pela CTB-RS, Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores Rurais do RS) e Fecosul (Federação dos Trabalhadores do Comércio), nesta terça-feira (17), culminou com a entrega de um documento ao governador do Estado, Tarso Genro, em seu gabinete, com as reivindicações dos trabalhadores rurais e urbanos.

Vidor, Inque e Sérgio entregam o documento a Tarso Genro

Ao lado do presidente da CTB-RS –  Guiomar Vidor e de Sérgio de Miranda – tesoureiro da Fetag-RS, a coordenadora estadual das mulheres rurais e conselheira estadual de saúde, Inque Schneider, resumiu o conteúdo da carta. “Nós reivindicamos o fortalecimento dos hospitais regionais a fim de evitar a corrida das nossas ambulâncias aos hospitais de Porto Alegre. Pedimos também a criação de centros de recuperação dos dependentes químicos no interior e, acima de tudo, a luta pela aplicação dos 12% na saúde, conforme determina a Constituição”.

Em resposta, o governador agradeceu a luta das entidades pelo fortalecimento do SUS e revelou que pretende, no máximo em dois anos, cumprir o que determina a Lei. “Quero fazer um pedido para vocês, que é muito importante. Neste momento nós estamos começando a discutir a reestruturação da dívida dos estados com o Governo Federal. E uma das possibilidades que nós aventamos para chegarmos rapidamente aos 12% para a saúde é que o percentual incidente sobre a receita líquida do Estado não recaia sobre os 12% destinados à saúde. Isso nos dará a possibilidade de, rapidamente, eu diria em dois anos provavelmente, de chegarmos aos 12% determinados pela Lei. Vou à Brasília nesta quarta-feira (18/4) e o tema central da minha ida é a discussão da dívida, na tentativa de sua repactuação e nós estamos aventando várias possibilidades para reduzir o percentual, que hoje é de 14,5%. Nós repassamos para o governo federal R$ 2,3 bilhões por ano, um absurdo! Se nós conseguirmos reduzir o percentual sobre a dívida, no máximo em dois anos estaremos aplicando os 12% para a saúde. Será uma revolução”, projetou Tarso Genro.

Esse foi o resultado do Seminário em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), na manhã desta terça-feira. Foram debatedores o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Elemar Sand, o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Neio Lúcio Fraga Pereira e o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Paulo Humberto Gomes da Silva.

O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, considerou que o objetivo do Seminário foi plenamente alcançado. “O que hoje diferencia a CTB-RS, a Fetag-RS e a Fecosul é que, além de propiciar o debate e a formação dos filiados de nossos 130 sindicatos, nós queremos a transformação daquilo que está errado. E por isso hoje fomos em caminhada até o Palácio Piratini, ao em encontro do governador,  para cobrar as mudanças que achamos necessárias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), porque hoje as dificuldades, principalmente dos pequenos municípios é relevante. Por isso, nós precisamos que cada vez mais o Estado invista o que está fixado na Constituição de 1988 e na Constituição do Rio Grande do Sul, que é o cumprimento do percentual mínimo estabelecido para a saúde no orçamento” disse.

“Nós queremos uma economia forte e um país desenvolvido, mas nada disso adianta se não houver a valorização daqueles que trabalham. Fortalecer o SUS significa também valorizar aqueles que sobrevivem da sua força de trabalho e que na grande maioria não tem condições de ter um plano complementar que ajude a dar um tratamento digno para milhões de trabalhadores rurais e urbanos. Levantar essa questão e cobrar a solução urgente é uma grande iniciativa da CTB, Fetag-RS e Fecosul, uma mobilização cada vez maior da sociedade, mas acima de tudo, a responsabilidade dos governantes para que se busque uma solução efetiva para esse grande problema vivido pelos trabalhadores na atualidade”, destacou o presidente da CTB-RS.

Sérgio de Miranda lembrou que a defesa do SUS é uma luta ampla que deve ser abraçada por todos os segmentos, entre ruais e urbanos. “A CTB-RS está cumprindo exatamente o seu papel porque a luta de todos os trabalhadores. É a Central que faz. E o SUS é uma luta de todos. Nós fizemos esse encontro para dizer que o SUS é uma luta de toda a sociedade e nós queremos que ele seja melhor para todos, a fim de que ele possa atender melhor aos cidadãos e as cidadãs. Nós não queremos acabar com o Sistema, nós queremos fortalecê-lo. Por isso o nosso Seminário se chamou “Em defesa do SUS”, finalizou o dirigente rural.

Por Emanuel Mattos – CTB-RS (Foto: Marina Pinheiro)