Eleição na Assufba se encerra nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (14), o processo eleitoral para a nova diretoria da Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Públicas Federais e Fundações Apensas do Estado da Bahia), que começou na quinta-feira (13).

Duas chapas concorrem ao pleito: a Chapa 1 – “Sindicato É Pra Lutar”, é composta por integrantes da CTB e encabeçada pela atual presidente Renato Jorge; já a chapa 2, conta com o apoio da CUT.

Para o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, a Assufba tem feito uma administração excelente do ponto de vista das melhorias para os servidores que ela representa. “Mas, acima de tudo, ela tem uma visão, uma leitura muito classista, e um sindicalismo que tem esse nível de consciência avançada tem que ser reconhecido. Nós não podemos perder a oportunidade de dar continuidade a esse projeto”, afirmou.

A apuração das 49 urnas, que se encerra às 17h da sexta-feira, está programada para o sábado, pela manhã. O maior eletorado está localizado em Cruz das Almas, com 280 votantes.

Tentativa de golpe

Para Pascoal Carneiro, secretário nacional de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, que acompanha a eleição, a votação transcorre de forma tranquila, demonstrando a transparência e democracia de todo o processo conduzido pela Assufba.

“Estamos confiantes. A categoria está votando e ratificando a ótima condução dessa diretoria”, destacou o dirigente da CTB, ao comentar a atitude equivocada da Chapa 2. “Eles cometeram um grave erro ao deixar o advogado da Chapa usar a petição para suspender as ações da categoria. Atitude que revoltou os trabalhadores. Grande maioria votando na Chapa 1 pela boa gestão, mas também em função desse erro que prejudicou cerca de 6.500 trabalhadores envolvidos”.

O advogado da Chapa 2 interpôs um pedido de retenção de honorários na tentativa de atrapalhar o rápido andamento da execução dos processos movidos pela Assufba, que exige 3,17% para a categoria.

Fundado como Associação, em 1º de dezembro de 1980, e, posteriormente, passando à condição de sindicato, a Assufba, que é filiada à CTB, representa cerca de 6.500 trabalhadores técnico-administrativos, ativos e aposentados das universidades públicas federais e fundações apensas do Estado da Bahia, com representações em Salvador, Barreiras, Vitória da Conquista, Oliveira dos Campinhos, Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.