Docentes do Amazonas reivindicam aumento em ato público

Professores e professoras da rede estadual e municipal do Amazonas realizaram um ato público em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira (21) reivindicando o aumento de 15% no orçamento da educação e 50% no valor dos vales alimentação oferecidos à classe. O protesto foi coordenado pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Os professores também protestaram contra o reajuste do salário dos vereadores que deve ser votado até dezembro. O vencimento dos parlamentares que hoje é de R$9 mil deve ser reajustado em 61% passando para R$ 15 mil. Este ano o reajuste dos professores no município foi de apenas 8%.

Segundo o presidente do Sinteam, Marcus Libório, desde o início do ano o Sindicato tenta discutir as pautas de reivindicações da categoria com os vereadores. De acordo com ele, foi solicitada uma audiência pública na Casa, mas o pedido não foi atendido. Entre as demandas da categoria Libório destaca a melhoria no plano de cargos e salários dos professores, no plano de saúde da Manausmed, aumento do vale alimentação e aumento do repasse de custos a educação no orçamento municipal. “Nós professores vamos reivindicar melhorias para a classe, já que desde o começo do ano não obtemos resposta”, ressaltou Libório.

sinteam reajuste reuniao vereadora

Libório criticou a atuação dos vereadores e ressaltou que os parlamentares se preocupam apenas com os assuntos pessoais e esquecem das demandas da população. “Para votar em questões como o aumento salarial deles próprios, os vereadores e deputados são rápidos. Já para ver a nossa situação, é essa demora”, afirmou Marcus Libório. Ele ainda reinterou que as solicitações da categoria, as quais incluem ainda reajuste nos cortes feitos pelo Manausprev e de 50% vale alimentação, estão paradas desde o início do ano na ALE/AM e CMM.

Uma comissão formada por diretores do Sinteam foram recebidos pela vereadora e presidente em exercício da CMM, Glória Carrate. Segundo Libório, a parlamentar prometeu receber a categoria na próxima semana.

Os educadores prometeram também levar um documento com as reivindicações para os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Fonte: Sinteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.