Dirigente sindical demitido é reintegrado após eleição

O juiz do Trabalho Alonso Cavalcante de Albuquerque Filho, titular da 10ª vara do Trabalho de Maceió, determinou que a empresa RM Serviços Auxiliares De Transporte Aéreo, contratada pela companhia aérea GOL, reintegre ao o funcionário Eraldo Silva de Souza, demitido sem justa causa após ter sido eleito para o cargo de Diretor de Imprensa do Sindicato dos Aeroviários de Alagoas (Sindiaero).

Funcionário empresa desde maio de 2011, Eraldo Silva de Souza é tido pelos seus companheiros de trabalho como um trabalhador exemplar, mas foi demitido injustamente. “Acompanhamos o oficial de justiça e informamos à empresa sobre injustiça que foi feita ao nosso colega”, comemora Cristiano Calheiros, presidente do Sindicato.

ctb-al reintegracao

“Essa vitória ficará como um legado do sindicato e inibirá possíveis ações semelhantes por parte das outras empresas”, afirmou Eraldo Silva de Souza, ao reconhecer o importante papel do sindicato durante todo o processo. “O Sindiaero cumpriu comigo, como filiado. Eu tive total amparo e solidariedade dos diretores e da categoria, até porque o sindicato recusou-se a fazer a minha rescisão. Hoje tenho paz interior. A RM me causou um adoecimento físico, mental e na minha alma com essa demissão, agora devidamente extirpado pela Justiça”, completou.

O Sindicato continua na sua luta incessante em defesa dos trabalhadores Aeroviários. “Isso é para mostrar à diretoria da Empresa RM que ela não é infalível e que o maior erro dela é a arrogância. Tentamos resolver amistosamente, mas a direção se recusou”, lembra Carlos Carvalho, diretor do Sindicato.

Segundo o presidente do Sindicato, o comportamento irascível da direção da RM está prejudicando a empresa, porque cria um clima de medo nos funcionários. “Ela deveria passar tranquilidade para a equipe. Toda essa arrogância mostra que a direção da RM não está preparada para conviver com o contraditório”, afirma Cristiano.

“Após as providências formais da reintegração, fruto de uma ação jurídica feita pelo Sindicato, Eraldo foi recebido com uma salva de palmas pelos colegas. Foi muito emocionante”, diz Josevaldo Viana, diretor de Formação Sindical.

O Sindiaero afirma que continuará lutando para que os outros dois companheiros também demitidos arbitrariamente, José Rubem e Ricardo Honorato, sejam reconduzidos aos cargos ocupados na empresa RM na audiência que ocorrerá na Justiça do Trabalho no próximo dia 11 de abril de 2014.

De acordo com a CTB Estadual, que acompanhou o processo desde o início, este é um exemplo típico de perseguição e mostra como o setor Aeroviário trata os funcionários.

“Essa reintegração prova como a atuação na justiça, apoiada pelas denúncias da categoria, é importante para assegurar o respeito aos direitos trabalhistas. A perseguição com a demissão do Trabalhador foi uma clara violação do art. 1º da Constituição Federal, que define como princípios fundamentais, nos incisos III e IV: a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e do 7º, inciso XXXI, que proíbe qualquer tipo de discriminação com o trabalhador”, diz Robson Câmara, dirigente estadual da CTB-AL.

Fonte: CTB-AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.