Dia Nacional de Lutas começou cedo no Rio Grande do Sul

A Federação dos Comerciários do RS (Fecosul) e Sindicatos dos Comerciários estão tendo participação ativa neste dia de mobilização e luta em Porto Alegre e em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, a Fecosul e o Seaacom, juntamente com a CTB e outras centrais, se integraram ao piquete que paralisou a Carris, maior empresa de transporte público da capital gaúcha.

ctbrs dia luta2

ctbrs dia luta3

“O novo momento político brasileiro e a unidade do movimento sindical, em defesa de propostas que trazem avanço concretos para os direitos dos trabalhadores e para o desenvolvimento do Brasil, garantem a adesão dos trabalhadores e o sucesso deste dia nacional de mobilizações e lutas”, afirma o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor.

Vidor, reforçou a importância das mobilizações para pressionar o governo e Congresso.Vidor, reforçou a importância das mobilizações para pressionar o governo e Congresso.

Vidor reforça também a importância deste dia nacional de luta para pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional para que coloquem na pauta e votem as reivindicações dos trabalhadores como fim do fator previdenciário, redução da jornada para 40 horas semanais, valorização da aposentadoria, transporte público e de qualidade, reforma agrária, 10% do PIB para educação,10% do PIB para a saúde e a rejeição do PL 4330 que amplia o processo de terceirização e precarização das relações de trabalho.

Sindicomerciários Rio Grande também paralisou transporte público na cidade.Sindicomerciários Rio Grande também paralisou transporte público na cidade.

Em outras cidades como Caxias do Sul, Rio Grande, Ijuí, Farroupilha, Santa Rosa, Santa Maria, Livramento, Região Metropolitana, entre outros, também fazem manifestações.

Ainda nesta tarde, em Porto Alegre, haverá caminhadas saindo de três pontos da cidade: rótula do Papa, rótula do IAPI, e do Laçador, que irão culminar em grande ato no Largo Glênio Peres, no centro da capital.

Por Márcia Carvalho (Fotos: Maria Pinheiro)