Persistência garante conquistas dos metalúrgicos de Caxias do Sul (RS)

Paralisados desde a última terça-feira (14), os funcionários da Invensys de Caxias do Sul (RS) voltam a trabalhar satisfeitos nesta sexta-feira (17). Formado na grande maioria por mulheres (85%), o grupo de trabalhadores da Invensys conquistou importantes avanços na negociação feita durante toda a tarde da quinta-feira (16) entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e representantes da empresa: um bônus de R$ 300,00 em auxílio refeição e aumento para os cinco anos de idade no auxílio creche para os filhos das funcionárias, que até então tinham o benefício, de cerca de R$ 200,00, garantido somente até os 3 anos.Nessa questão, também foi aberta a possibilidade de construção de uma cheche própria junto ao ginásio da empresa.

“AInvensys é uma das empresas caxienses com maior contingente de trabalhadores mulheres, por isso este é um avanço social. As conquistas que tivemos nessa luta vai repercutir para a categoria toda”, avalia o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho.

As horas não trabalhadas serão compensadas em um  sábado pelo turno da noite e dois pelo diurno e o restante abonadas. Além disso, o problema com assédio moral vivido pelos funcionários também foi levantado durante a reunião e a empresa se comprometeu em averiguar a situação.

A determinação e persistência dos trabalhadores da Invensys, diante das adversidades, como o frio intenso registrado nos últimos dias,  garantiram a conquista e demonstram a importância da mobilização em busca dos diretos e pelo respeito. “A força dessas mulheres é louvável e garantiu uma grande conquista”, enfatiza Leandro Velho.

Foto: Daniela Teixeira