“Descomemoração” do Golpe leva milhares às ruas do Rio

Em consonância com diversos atos que ocorreram Brasil afora, cerca de 3 mil pessoas saíram às ruas do Rio de Janeiro na tarde da última terça-feira (1º), para ‘’descomemorar’’ o golpe militar ocorrido em 1964. A manifestação que saiu da Praça da Candelária teve como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para o resgate da memória de tantas vítimas da ditadura, assim como celebrar a democracia conquistada após este período sombrio de nossa história.

A CTB  marcou presença na atividade, que reuniu centrais e entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

Ao final da passeata que seguiu por toda a Av Rio Branco, estudantes e trabalhadores reuniram-se na Cinelândia, centro do Rio, quando uma confusão com a polícia militar acabou em confronto com bombas de gás e balas de borracha.

Presente na manifestação, o ex-presidente da UNE, Daniel Iliescu, repudiou a ação da polícia em sua página no Facebook. ‘’ Estamos rompendo com o esquecimento e o silêncio. Os desafios da luta por democracia, no entanto, ainda são enormes. Sintomático que a linda passeata que reuniu milhares de pessoas na Av. Rio Branco para descomemorar o golpe tenha terminado com a ação descontrolada da Polícia Militar do Rio de Janeiro’’, escreveu.

Portal CTB com UNE