Dani Balbi exibe bandeira da CTB ao assumir Comissão de Trabalho no Rio e dispara: ‘Chega de trabalhadores e trabalhadoras nas filas de ossos’

Primeira deputada estadual transexual a exercer um mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Dani Balbi (PCdoB) foi eleita presidenta da Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social.

Em seu discurso de posse, a parlamentar prometeu focar a atuação na retomada de uma agenda de valorização do trabalho, considerada por ela como “um dos motores do desenvolvimento econômico e social”. “As novas oportunidades devem garantir ocupações de qualidade à população fluminense. Os empregos devem passar por bases industriais sólidas e entregar remuneração adequada, que os permita vencer o orçamento doméstico mensal. O fortalecimento da classe trabalhadora também será uma pauta para a comissão, que vai atuar para fortalecer os sindicatos”, afirmou a comunista, que é aliada da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e exibiu a bandeira da CTB na sessão de fotos oficiais.

Dani também lembrou que o caminho do emprego é a rota mais eficaz para acabar com a fome que voltou a assolar o país. Atualmente, o Rio de Janeiro tem taxa de desemprego superior à média nacional, com 11,5% contra 8% no país. “No Brasil, o Rio é um dos entes da federação que mais apresentam desemprego, vulnerabilidade e volatilidade do emprego da força de trabalho. Este é o nosso maior desafio: valorizar o trabalhador frente a um cenário no qual o Rio passa por momentos de desinvestimento e desaquecimento. Chega de trabalhadores e trabalhadoras nas filas de ossos desse estado”, enfatizou.

Para enfrentar o desafio, o colegiado ainda é composto pelos parlamentares André Corrêa (PP), Valdecy da Saúde (PL) e Val Ceasa (Patriota). A vaga de vice-presidente segue em aberto e os membros do grupo podem se candidatar na primeira reunião, que ainda não tem data definida para ser realizada.

Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Balbi está em seu primeiro mandato de deputada estadual, para o qual foi eleita com 65.815 votos em outubro de 2022. Com informações da Alerj.