Curso do Sindmetal Jaguariúna (SP) e CES qualifica dirigentes para a luta sindical

O debate das ideias é tão fundamental para a luta dos trabalhadores quanto os embates nas portas de fábrica. Com o objetivo de qualificar sua atuação na representação dos trabalhadores, líderes de entidades sindicais do estado participaram, nos dias 13 e 14, do Curso de Formação Sindical, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e promovido pela Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) em parceria com o Centro Nacional dos Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

O curso abordou temas como a origem e o papel dos sindicatos, a história do movimento sindical brasileiro, concepções sindicais, transformações no mundo do trabalho e fez uma análise da conjuntura política nacional e internacional, enfatizando a importância do envolvimento dos trabalhadores e dos líderes sindicais nas lutas sociais e políticas.

Participaram, além dos diretores do SindMetal, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguariúna, Adriana Ferreira Andrade, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, Birigui e Região e militantes sindicais de oposição da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) nos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Campinas.

sindimetal ces2
O curso foi ministrado pelo professor Augusto Petta, sociólogo e coordenador técnico do CES, e pela professora Celina Alves Arêas, que é secretária de formação da CTB. A secretária de Formação da Fitmetal, Eremi de Fátima da Silva Melo, e o secretário de Formação do SindMetal, Valdir Pereira Silva, coordenaram as atividades e deram o apoio técnico ao curso.

sindimetal ces3
Durante os dois dias de atividades, os alunos tiveram um grande envolvimento com a proposta do curso e, ao final, reconheceram que adquiriram uma visão renovada da luta sindical. Para o diretor do SindMetal Valdir Pereira Silva, é fundamental que o sindicalista esteja sempre se aprimorando e buscando novos conhecimentos. “Só a experiência do dia a dia não é suficiente, pois o mundo do trabalho é muito dinâmico e, para estar à altura de representar bem os trabalhadores, precisamos de uma formação intelectual constante. Pessoas bem informadas ficam menos dependentes das outras, sem contar que a troca de experiências e a integração com os companheiros de outras cidades ajudam a enriquecer nossas experiências”, afirma.  

Fonte: Sindimetal Jaguariúna
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.