CTB toma posse para o 3º mandato no Conselho de Saúde do Pará

A CTB Pará tomou posse para o seu terceiro mandato consecutivo no Conselho Estadual de Saúde, representada por seu secretário-geral o professor e advogado Cleber Rezende, conselheiro titular e, o dirigente Edmilson Oliveira, servidor público municipal e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá, como conselheiro suplente. A posse ocorreu na tarde desta terça-feira (25), em Belém, com mandato de dois anos.

O pleno do Conselho é composto por vinte e oito membros titulares e igual número de suplentes. Na gestão anterior, a CTB-PA foi representada por seu presidente, o bancário José Marcos de Araújo (Marcão Fonteles), que teve como suplente Edmilson Oliveira.

Cleber Rezende afirmou, em plenária, a importância estratégica do conselho no “processo de controle e promoção da saúde pública no estado” e que o direito a saúde é “um direito social de todos e dever do Estado, sendo de responsabilidade solidária dos entes federados sua oferta com qualidade”.

Rezende ressaltou ainda que “é de fundamental importância à estreita relação do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais, os quais estão na ponta do sistema, para garantir o direito à saúde enquanto direito a dignidade da pessoa humana”.

Em Belém há 8 anos, o sindicalista é de Rio Maria, Sul do estado, e conhece a realidade das cidades do interior e tem sua atuação voltada para o “fortalecimento das políticas públicas de saúde nos municípios do Pará, onde moram e vivem o povo paraense, carentes de uma política forte de atenção básica de saúde pública”.

De acordo com o dirigente, a CTB-PA continuará a representar os usuários do SUS em especial à classe trabalhadora, voltando de imediato suas atenções para a realização da 4ª Conferência Nacional de Saúde, rumo ao fortalecimento da Política de Saúde do Trabalhador no país.