CTB, Sindicato dos Enfermeiros e Conselho Regional cobram intervenção do MP para realização de concursos públicos no Pará

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA), acompanhados pela CTB-PA, fizeram um ato nesta quinta-feira (13), em frente à sede do Ministério Público do Estado (MPE-PA), na Cidade Velha, em Belém, para cobrar respostas à não realização de concursos públicos estaduais e municipais para profissionais da categoria.

As entidades pedem respostas concretas desde dezembro de 2022 sobre a realização do processo seletivo nos hospitais Ophir Loiola, Santa Casa e Sesma Belém, que não ofertaram vagas para o setor, mesmo após denúncias recebidas de que há déficit do segmento no quadro de funcionários.

Uma ação foi ingressada no MPE em janeiro, mas passados três meses não houve nenhuma resposta efetiva dos promotores de Justiça, de acordo com a presidenta do Senpa, Antônia Trindade. Igualmente, a Secretaria Municipal de Saúde da capital contratou enfermeiros terceirizados e não optou pela nomeação dos aprovados do concurso público de 2018. O Senpa entrou com representação junto ao MPE há mais de um ano, mas o órgão também não se manifestou sobre o caso.

“No Pará tem ocorrido vários concursos públicos no Estado e nos municípios, na sua maioria, sem disponibilizar vagas para a área da enfermagem. Nós, da CTB, apoiamos o Senpa e o Coren, cobrando do Ministério Público do Estado do Pará intervenção na defesa de concursos públicos estaduais e municipais com vagas para os enfermeiros e enfermeiras”, afirmou o presidente da CTB Pará, Cleber Rezende.