1º de Maio: CTB-SE reúne mais de 4 mil trabalhadores em Aracaju

Servidores públicos municipais, estaduais e federais, trabalhadores rurais, bancários, enfermeiros, médicos jornalistas, gráficos, trabalhadores sem-terra e sem-teto se uniram para participar das comemorações do 1º de Maio em Aracaju (SE). O ato, promovido pela CTB Sergipe, aconteceu na Praça do Conjunto Sol Nascente e reuniu mais de 4 mil trabalhadores da capital e diversos municípios do Interior, a exemplo de Nossa Senhora das Dores, Arauá, Itaporanga D’Ajuda e Nossa Senhora do Socorro.

Para Edival Góes, presidente da CTB-SE, o ato foi uma demonstração da força da entidade que fez este ano a maior manifestação desde que foi fundada. “É um orgulho para nós, que fazemos a Central, poder comemorar o 1º de Maio com tantos trabalhadores que vieram de todos os cantos do Estado para celebrar essa data tão importante. Há quatro anos, a CTB surgiu e, durante esse período, cresceu apostando e acreditando sempre no trabalhador brasileiro”, disse.

O ato começou às 9 horas e terminou às 14 horas com sorteio de brindes. Dezenas de trabalhadores saíram da manifestação levando para casa bicicletas, TV de LCD, sanduicheiras, liquidificadores, ventiladores e ferros elétricos. Todos os brindes foram doados por entidades sindicais filiadas à CTB-SE. “Foi muito bom. Havia uma energia positiva dos trabalhadores que compareceram ao ato, aquele mesmo trabalhador que faz este país crescer, que carrega o Brasil nas costas”, afirmou Edival Góes.

ctb_se_1maio

O secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos, falou em nome do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), e lembrou que o 1º de Maio representa a luta pela democracia e é o momento para refletir sobre as condições de vida do trabalhador. O ato foi prestigiado ainda pelo secretário de Estado de Política Sindical, Francisco dos Santos – o Chico Buchinho, que representou o governador Marcelo Déda, PT, e pelo vereador Emanuel Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Aracaju.

A bancária e ex-secretária-adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Ivânia Pereira, lembrou que o 1º de Maio é um dia de luta, mas também um dia de comemoração. “Nós acreditamos que só unidos conseguiremos construir um Brasil livre e soberano que garanta ao seu povo habitação, educação e saúde de qualidade”, enfatizou. Waldir Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sintrase), disse que o 1º de Maio é um dia para comemorar.

“Porque nós somos felizes e estamos aqui sem dever nada a ninguém, de cabeça erguida. Lutamos por dignidade, porque a política salarial do Governo é indigna”, ressaltou. A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetase), Lúcia Moura, disse que o 1º de Maio é uma referência para todos os trabalhadores. “Temos algumas conquistas a comemorar, mas não podemos arrefecer a luta para não perder de vista os direitos conquistados”, salientou.

Lucia afirmou ainda que o homem do campo é vital para o desenvolvimento do país. “Não há desenvolvimento, sem produção. É o trabalhador rural que coloca o alimento na mesa do povo brasileiro”, afirmou. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, o ato da CTB-SE foi amplo e agregador. “Não estamos aqui para discriminar. Fizemos um chamamento e os trabalhadores se uniram para refletir sobre esse momento”, enfatizou. A manifestação do 1º de Maio da CTB-SE foi animada pelo cantor Jiló e pela Banda Mania de Ser.

Fonte: CTB-SE