CTB-SE reúne diversas categorias na ‘Sexta Militante”

Gráficos, bancários, trabalhadores rurais, servidores públicos federais e estaduais, taxistas, médicos, jornalistas, estudantes, secretárias e petroleiros participaram de mais uma Sexta Militante, promovida pela CTB Sergipe no último dia 23, no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB). Para Edival Góes, presidente estadual da Central, o encontro consolida a política desenvolvida pela entidade de integração de todos os sindicatos filiados.

“Essa é uma excelente oportunidade para os dirigentes se encontrarem e trocar experiências, conhecendo um pouco da realidade de cada categoria e o que cada um tem feito em suas bases”, diz o presidente da CTB-SE. Waldir Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Geral do Estado (Sintrase), destacou a importância da Sexta Militante e ressaltou a vitória parcial dos funcionários públicos sergipanos. Segundo o dirigente sindical, a direção do Sintrase foi convidada por Oliveira Júnior, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, para conhecer os detalhes do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), que vem sendo elaborado desde 2011.

O atraso na apresentação da proposta do PCCV já havia motivado duas paralisações da categoria nos primeiros meses de 2012. “Foi uma vitória e vamos manter a mobilização da categoria”, afirmou Waldir. Jurandir Pereira, diretor do Sindicato dos Gráficos do Estado, disse que a Sexta Militante é um momento único em que os dirigentes sindicais têm a oportunidade de fazer um relato para outros companheiros da luta que cada um desenvolve nas entidades em que atuam. “Essa troca de experiência fortalece o movimento sindical”, argumentou.

Jurandir lembrou que a campanha salarial dos gráficos continua e a categoria ainda encontra resistência dos patrões em negociar a pauta de reivindicação. Os rurais também estiveram na Sexta Militante e foram representados por Júlio Santana, diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetase). Para o dirigente, esse espaço aberto pela CTB-SE é importante para todos os que fazem o movimento sindical. “Aqui, a gente se descontrai, bate papo e coloca as novidades em dia”, salientou. Júlio disse ainda que a Fetase vai promover esta semana uma plenária da 3ª idade e já organiza um seminário para envolver os trabalhadores do campo na discussão sobre a política e o processo eleitoral.

Fonte:  CTB-SE