CTB-SE participa de sessão na Câmara de Vereadores em defesa do banco estadual

Em sessão especial na Câmara de Vereadores de Aracaju sobre o Banco do Estado de Sergipe (Banese), parlamentares, bancários e lideranças sindicais reforçaram a campanha em defesa do Banese, contra o leilão das contas da Prefeitura Municipal de Aracaju. A sessão realizada na última segunda-feira (30/9) foi uma iniciativa do vereador Emanuel Nascimento (PT).

O vereador dirigiu os trabalhos ao lado do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Souza; do presidente da CTB-SE, Edival Gois; da presidenta do Banese, Vera Lúcia de Oliveira e do deputado estadual capitão Samuel (PSL). Convidados, os representantes da prefeitura se ausentaram do debate. Participaram da sessão os vereadores: Lucimara Passos (PCdoB); Iran Barbosa (PT), pastor Roberto Morais (PR), Lucas Aribé (PSB) e Max Prejuízo(PSB). 

Os diretores do SEEB/SE, funcionários do Banese e representantes de centrais e sindicatos lotaram a galeria. Na tribuna do legislativo, José Souza reafirmou que o leilão não é apenas uma mera transação financeira. Segundo o sindicalista “é uma medida mais ampla e inconsequente do prefeito João Alves (DEM) para enfraquecer o Banese, único banco estadual do Nordeste que resistiu a onda de privatização no governo de Fernando Henrique Cardoso. O leilão se efetivado irá enfraquecer o Banese e em consequência, enfraquecerá o Estado de Sergipe”, afirmou Souza. 

Greve no Banese

Na oportunidade, Souza procurou sensibilizar a presidenta do Banese a retomar o diálogo de negociações da campanha salarial específica com a categoria, para encerrar a greve no banco estadual.  Agendada para o mesmo dia da sessão, a direção do Banese decidiu suspender a reunião. 

Ainda na sessão, outros quatro dirigentes do SEEB/SE se posicionaram contra o leilão e reafirmaram a necessidade da presidência do Banese retomar o diálogo. Dos sindicalistas presentes, participaram do debate os diretores do SEEB/SE, Evilásio Félix, Reginaldo de Sá Gouveia e o representante dos funcionários no Conselho da Administração do Banese, Luis Alves (Lula).  

A presidenta do Banese parabenizou em público a iniciativa do SEEB em iniciar a campanha contra o leilão, em defesa do Banese. Ela apresentou números sobre a saúde financeira do banco e demonstrou preocupação com o leilão. “O edital da prefeitura deixa claro que além da folha de pagamento dos servidores, a arrecadação dos tributos estaduais e municipais ficará centralizada na instituição vencedora da licitação”.

Depois de também fazer duras críticas à atitude do prefeito de Aracaju em tentar leiloar as contas do Banese, Edvaldo Góis divulgou a Marcha da Sergipanidade, marcada para a próxima sexta-feira (4). “Vamos sair da Praça da Bandeira com destino a Agência Central do Banese. Vamos dar um abraço simbólico no banco estadual, numa demonstração de defesa do nosso patrimônio”, anunciou o dirigente da CTB.  

 Adesões dos parlamentares 

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) recomendou à população a fazer uma leitura minuciosa do edital do leilão publicado no site da PMA. Ela disse não acreditar que a prefeitura precise prejudicar financeiramente o Banese para arrecadar R$ 40 milhões, com a venda das contas. “A prefeitura teve capacidade financeira para reajustar e criar cerca de 400 novos cargos comissionados, não justifica que agora precise atacar o Banese”, denunciou a parlamentar.

O vereador Iran Barbosa disse que vai fazer uma moção de apelo para que o prefeito repense a medida. “Vender a folha de pagamento não vai resolver os problemas financeiros da Prefeitura”, afirmou. 

Os vereadores Roberto Morais e Lucas Aribé também saíram em defesa do banco. Eles destacaram que a instituição é de grande importância para economia regional e para o povo sergipano. O deputado capitão Samuel Barreto reforçou a tese de apelo ao prefeito João Alves Filho. “Quero pedir que o prefeito que reflita sobre essa decisão”. 

Por Déa Jacobina da SEEB/SE 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.