Os Shoppings Jardins e Riomar começaram a cobrar taxa de permanência em seus estacionamentos, na última segunda-feira (26). Inconformados com a cobrança, a população deu início a um movimento contra o pagamento, inclusive, solicitando que as pessoas não fossem a esses estabelecimentos. Até as 15h da quarta-feira (28), 21.293 pessoas haviam aderido ao protesto através da rede social Facebook.
A empresa divulgou, na semana passada, que seria cobrado dos clientes e funcionários a quantia de R$ 4 por quatro horas. A CTB Sergipe entende que a cobrança é abusiva e ilegal, por isso vai realizar um ato de protesto nesta quinta-feira (29), às 20h, em frente ao Riomar, com um Apitaço reforçado pelos estudantes da Fanese.
Em fevereiro do ano passado, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, garantiu que não permitiria a cobrança de estacionamento nesses estabelecimentos. Como não conseguiu impedir a cobrança, a Prefeitura Municipal determinou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) liberasse o estacionamento de veículos em uma das vias de cinco ruas: Capela, Arauá, Cedro, Itabaiana e Itabaianinha, para as pessoas utilizarem o Centro como alternativa para suas compras.
O anúncio da cobrança foi feito após a Lei Municipal Nº 3.348/2006, que proibia a cobrança de estacionamento em shoppings, faculdades, universidades e hipermercados e supermercados em Aracaju, ter sido considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Sergipe.
Fonte: SEEB-SE