CTB-SE defende trabalhadores em audiência com prefeito de Aracaju

Os dirigentes sindicais sergipanos conseguiram abrir um canal de diálogo com a Prefeitura de Aracaju. O prefeito João Alves Filho, DEM, instituiu a Comissão Permanente de Negociação (CPN) composta pelo próprio gestor e pelos secretários da Fazenda, Nilson Lima, da Administração, Edgard d’Ávila, e de Governo, Marlene Calumby.

Ivânia Pereira, secretária de Formação Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SE), representou a entidade na audiência com o prefeito na sexta-feira, 7. Segundo ela, a CTB-SE reconhece a importância da Comissão para a relação entre os sindicatos, os representantes dos servidores e a gestão municipal.

“Através da mesa de negociação coletiva, a CTB espera que a gestão atual e os sindicalistas tenham tranquilidade durante a execução dos trabalhos e dos debates, para que cheguem a um entendimento. Isso só vai melhorar o atendimento à população aracajuana”, analisou.
Durante a audiência, a Comissão analisou um decreto e a Lei Orgânica Municipal com o objetivo de promover melhorias salariais nas carreiras e condições de trabalho. O prefeito João Alves Filho ressaltou que é preciso manter uma harmonia entre as partes interessadas.

“Logo depois da minha posse começaram as negociações e encontramos um quadro complicado. Ouvimos muitas reclamações, mas estamos nos esforçando para poder solucionar prováveis problemas. O importante é retomarmos essa Comissão que veio em muito boa hora. Estou fazendo com muita satisfação e atenderei às necessidades na medida do possível”, explicou.

O secretário da Fazenda, Nilson Lima, avaliou a reunião como satisfatória para ambas as partes. De acordo com o gestor, o município terá a oportunidade de explicitar as potencialidades, as restrições e a capacidade de atendimento de demandas, mas de forma organizada e refletida. Já os servidores conhecerão a capacidade fiscal do município.

“A atitude que o prefeito João Alves teve, ao adotar esse mecanismo, foi a de uma opção por um instrumento culminante em termos elevados de negociação e a capacidade de prevenir problemas que é o mais importante”, considerou Nilson Lima.

Fonte: CTB-SE