CTB-RS reúne mais de 30 mil pessoas no Dia do Trabalhador em Caxias do Sul

Mais de 30 mil pessoas participaram do Ato Show do Dia do Trabalhador, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira 1° de maio, organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul, rádio Mais Nova, Prefeitura,  entre outras entidades.

A Fecosul mais uma vez participou da atividade que neste ano também comemorou os 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), criada por Getúlio Vargas através do decreto assinado em 1º de Maio de 1943.

As manifestações dos sindicalistas intercalaram os shows de Gian e Giovani, Maskavo, Gdo do Forró, Brilha Som, Victor Hugo e Samuel e, Juliano Moreira que animaram o grande público. Também prestigiaram o ato autoridades como o prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, o deputado estadual Vinícius Ribeiro e secretários municipais.

Paulo Pacheco, segundo tesoureiro, falou em nome da Fecosul e do Sindicomerciários de Caxias do Sul, e defendeu a luta pelo avanço dos direitos dos trabalhadores como o fim do fator previdenciário e redução da jornada de trabalho.

O presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, que falou em nome da central, lembrou que a CLT, embora precise ser atualizada, é o instrumento que garante os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. “No Congresso Nacional existem inúmeros projetos para acabar com a CLT, e outros tantos para retirar direitos dos trabalhadores. Mas não podemos esquecer aqueles que lutaram e outros que morreram em defesa dos nossos direitos. Não podemos abrir mão das nossas conquistas”, discurso Vidor para o público.

Vidor defendeu a CLT e a ampliação de direitosVidor defendeu a CLT e a ampliação de direitos
Sobre o grande ato, Vidor disse que superou a expectativa e demonstra a consolidação do 1º de maio como dia de reflexão e festa. “Esta grande participação também nos impulsiona cada vez mais na defesa da CLT e dos direitos como fim do fator previdenciário, 40 horas semanais e desenvolvimento com valorização do trabalho”, completou o presidente da Fecosul e da CTB/RS.

ctbrs 1maio13-4

CTB também debateu 70 anos da CLT e Saúde e Segurança no Trabalho

Na parte da manhã, a Central organizou uma plenária que tratou dos 70 anos da CLT e da Saúde e Segurança do Trabalhador. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com cerca de 300 dirigentes sindicais.

O Desembargador do Trabalho na TRT 4ª Região, Luiz Alberto de Vargas, falou sobre os 70 anos da CLT que é fruto de muita luta dos trabalhadores e que garante os direitos mínimos dos trabalhadores como piso mínimo, 8 horas de trabalho, férias, décimo, entre outros. “A CLT não é ultrapassada, ela é histórica e garante o nosso dia a dia, embora muitas coisa tenha que ser atualizada. Precisamos entender que não há negociação entre trabalhador e patrão por isso a CLT é uma garantia importante”, destacou o desembargador.

ctbrs 1maio13-5

Vanius propõe a criação de um Fórum para tratar dos acidentes de trabalhoVanius propõe a criação de um Fórum para tratar dos acidentes de trabalho
Vanius Corte, coordenador de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, enfocou as questões dos acidentes no trabalho. No entanto observou que um dos maiores problemas encontrados pela fiscalização ainda é a falta de registro na carteira profissional. “Isso é o básico, imagina o resto sem a CLT”, alertou. Corte relatou alguns acidentes acontecidos na região que ocasionaram na morte dos trabalhadores e afirmou que 99% dos acidentes são evitáveis. “O problema é que as empresas não cumprem a Lei, as regras e as normas de segurança, e os trabalhadores não conhecem os perigos das suas tarefas por isso não usam os equipamentos de segurança ou não sabem como executar seu trabalho de forma segura e que não gere uma doença”, garante.

Vanius Corte anunciou a criação de um Fórum Municipal Permanente de Segurança do Trabalho. A primeira reunião está marcada para 19 de junho.

O vice-prefeito de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, que também participou do debate abordou o crescimento dos acidentes e doenças ligadas ao trabalho em Caxias do Sul.  Feldmann disse apoiar a criação do Fórum e de um dia municipal de prevenção a acidentes no trabalho, como prevê projeto do vereador Henrique Silva (PCdoB), e secretário geral da CTB/RS. Este dia fará alusão à explosão da fábrica de munição Gazola Travi & Cia Ltda, que matou sete operárias em 22 de julho de 1943.

Fonte: Fecosul