CTB-RS reúne centrais para planejar campanha pelo reajuste do piso regional

A CTB-RS esteve reunida com a UGT, CUT, Força Sindical e Nova Central na manhã desta quinta-feira (18) para tratar da campanha pelo reajuste do piso regional de 2013. Estiveram presentes o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor; a secretária de Formação, Eremi Melo; o secretário Geral da CTB-RS, Henrique Silva; o diretor executivo da CUT, Antônio Guntzel; o representante da Força Sindical, Adílson Borgoni; da Nova Central, Enio Klein; diretora de finanças do Sisergs, Núbia Martins; secretário adjunto de direitos humanos da UGT, Mauro Silva; integrante da Fetracos, Elvio Zanetti; o diretor da Força Sindical, Dionísio Mazui e o jornalista responsável pelo Planejamento de Comunicação da CTB-RS, Clomar Porto.

O Salário Mínimo Regional foi instituído durante o governo de Olívio Dutra, em 2001. Atualmente, sua abrangência potencial pode ser estimada em cerca de 1,135 milhões de trabalhadores gaúchos de baixa renda, porque incide, especialmente, sobre trabalhadores desorganizados, que atuam na informalidade, pescadores, agricultores e outros, situados na base da pirâmide social. O piso não inclui os trabalhadores protegidos por dissídios e acordos coletivos de trabalho, ou que tenham piso definido em lei federal.

O piso salarial regional serve como indutor do desenvolvimento social e econômico, porque aumenta a capacidade de consumo dos trabalhadores e, consequentemente, no recolhimento do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo do estado.

Durante a reunião foi apresentado o projeto que objetiva mostrar para os trabalhadores gaúchos a importância que o Salário Mínimo Regional tem para todos. A campanha será divulgada no Estado no mês de novembro.

Fonte: CTB-RS