CTB-RS realiza ato no aeroporto de Porto Alegre que antecede paralisação do dia 11 de julho

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) reuniu cerca de 100 pessoas na panfletagem, que ocorreu nesta terça-feira (2/7), no Aeroporto Salgado Filho. O ato iniciou às 5 horas da manhã com concentração na Estátua do Laçador, de onde os manifestantes iniciaram a caminhada rumo ao terminal.

ctbrs aeroporto4

O grupo carregava faixas que expressavam as principais reivindicações da central e dos sindicatos filiados: “Pelo fim do Fator Previdenciário”, “40 horas já para gerar mais empregos”, “Pela extensão da UFRGS na Serra”, “Transporte público de qualidade a um preço justo”, “Pela democratização das mídias – Fim dos Monopólios”.

O objetivo da mobilização era a entrega da “Carta Aberta aos Parlamentares e à Sociedade” para deputados federais e senadores que embarcavam para Brasília nesta manhã. O documento também foi recebido por pessoas que estavam transitando pelos terminais. A atividade foi extremamente pacífica e contou com o auxílio do 11º Batalhão de Polícia Militar.

casaco ctbrs

ctbrs aeroporto3

A entrega da Carta Aberta é a primeira mobilização de uma série que será feita pelas centrais sindicais até o dia 11 de julho, data intitulada como “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações”, que tem como lema: “Pelas Liberdades Democráticas e pelos Direitos dos Trabalhadores”.

Participaram do ato: Sindicomerciários Caxias do Sul, Sindicomerciários de Farroupilha, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Promotores, Sintrahtur, Sindiref, Sindilimp, Vestuário, Construção Civil, SindiSaúde, Fecosul, SEAACOM, Sindicato dos Desenhistas, Sindicato das Secretárias, Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, UJS, UNE, UBES e UEE Livre.

Abaixo segue a Carta na íntegra:

Carta Aberta aos Parlamentares e à Sociedade

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) pede aos deputados federais e senadores que se somem à luta em defesa das reivindicações do povo e da classe trabalhadora por um Brasil melhor, mais justo, democrático, atento e sensível aos clamores que ecoam por esses dias nas ruas e avenidas.

Nesta batalha a classe trabalhadora reclama de 10% do PIB para a saúde, 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem prejuízo para os salários, valorização das aposentadorias, transporte público de qualidade, reforma agrária, mudanças nos leilões de petróleo, rejeição do PL 4330 que escancara a terceirização, plebiscito popular sobre a reforma política, reforma urbana e democratização dos meios de comunicação.

Em torno dessas bandeiras, as centrais sindicais e os movimentos sociais convocaram para 11 de julho um Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações. Contamos com o apoio da população e também dos legisladores à luta para transformar o Brasil num país mais justo e democrático.

Destacamos nessa luta:

– Fim do Fator Previdenciário;
– Redução da jornada de trabalho para 40h semanais;
– Não à terceirização e ao PL 4330/04;
– Valorização da aposentadoria;
– Reforma Agrária;
– Saúde e Educação públicas, gratuitas e de qualidade.

Fonte: CTB-RS