CTB-RS participa de manifestações em defesa das bandeiras de luta dos trabalhadores

Democratização da Mídia, Passe Livre, pelas 40 horas semanais sem redução do salário, valorização do Salário Mínimo Regional, fim do Fator Previdenciário, Reforma Política e a taxação das grandes fortunas são algumas das principais pautas que têm levado a CTB-RS a participar, com faixas e bandeiras, das manifestações realizadas em todo o Estado.

Nesta terça-feira (24), apesar da chuva, centenas de sindicalistas percorreram as ruas centrais de Porto Alegre ao lado dos demais integrantes da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, considera fundamental a presença dos sindicatos a fim de reforçar e tornar mais claras as reivindicações que iniciaram na capital gaúcha com a luta pela redução do preço das passagens do transporte público. Por isso, a Central assinou a nota conjunta da CMS, que reconhece: “Nossos jovens estão percebendo a necessidade de enfrentamento com aqueles que impedem avanços nos processos de redistribuição da riqueza, do acesso à saúde, à educação, à terra, à cultura, da participação política e da democratização dos meios de comunicação”.

Segundo Guiomar Vidor, “a CTB participa desse movimento com o objetivo de apresentar propostas da classe trabalhadora no sentido dar continuidade às mudanças iniciadas com a eleição do presidente Lula em 2002. Já tivemos conquistas importantes e significativas, mas entendemos que teremos mais avanços de acordo com o grau de mobilização e de pressão popular”.

“Vemos com bons olhos as manifestações progressistas, conforme a pauta da Coordenação dos Movimentos Sociais: Reforma Política que acabe com o financiamento privado nas campanhas eleitorais, que induz esse processo de corrupção porque o capital financia as campanhas e depois cobra a conta quando exerce o seu poder de pressão sobre o Congresso Nacional para que medidas antipopulares sejam aprovadas. Hoje, o Congresso é representado, na sua grande maioria, por setores retrógrados que não querem avanços nas questões sociais como as que os trabalhadores desejam e o Brasil precisa. A participação da CTB nessas manifestações, juntamente com as outras centrais sindicais e os demais movimentos sociais, têm o objetivo de apresentar soluções concretas se tornem conquistas reais para o povo através das mudanças que queremos para o país”, concluiu o presidente da CTB-RS.

Fonte: CTB-RS